por Júlio Clebsch

 

1 – Incite, não informe

Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?
Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um “título”; imagine-se um repórter e coloque uma manchete. Como aquela matéria seria colocada em um jornal ou revista? Use o espírito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo:
Folha: Números Primos encontrados no congresso. 68% dos outros algarismos são contra.
IstoÉ: Denúncia: A conta secreta de Maurício de Nassau. Fernando Henrique poderia estar envolvido, se já fosse nascido.
Zero Hora: O Mar Morto não fica no Rio Grande do Sul. Apesar disso, você precisa conhecê-lo.
Caras: Ferro diz que relacionamento com oxigênio está corroído: “Gás Nobre coisa nenhuma”.

 

2 – Conheça o ambiente

Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem – quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condomínio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos. Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.

 

3 – No final das contas (e no começo também)

As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os últimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você cometer um erro nesses momentos.
Os primeiros 30 segundos (principalmente das primeiras aulas do ano ou semestre) são um festival de conceituação e de cálculo dos discentes. Mesmo inconscientemente, eles respondem às seguintes questões:
– Quem é esse professor? Qual seu estilo?
– O que posso esperar dessa aula hoje e durante todo o ano?
– Quanto da minha atenção eu vou dedicar?
E isso, muitas vezes, sem que você tenha aberto a boca.

 

4 – Simplifique

Você certamente já presenciou esse fenômeno em algumas palestras: elas acabam meia hora antes do final. Ou seja, o apresentador fala o que tinha que falar, e passa o resto do tempo enrolando. Ou então, pior, gasta metade da apresentação com piadas, truques de mágica, histórias pessoais que levam às lágrimas, “compre meu livro” e aparentados, e o assunto, em si, é só apresentado no final – se isso.
Por isso, uma das regras de ouro de uma boa aula é – simplifique, tanto na linguagem como na escrita. Caso real: reunião de condomínio na praia, uma senhora reclamava que sua TV não funcionava direito.
Explicaram-lhe que era necessário sintonizar em UHF. Ela então perguntou para quê a diferença entre UHF e VHF. Um vizinho prestativo passou a discorrer sobre diferenças na recepção, como uma transmissão poderia interferir na outra, nas características geográficas… Ela continuava com aquela cara de quem não entendia nada. Até que um garoto resumiu a questão em cinco letras:
“AM e FM.”
“Ahhh, entendi.”
Escrever e falar da maneira mais simples possível não significa suavizar a matéria ou deixar de mencionar conceitos potencialmente “espinhosos”. Use e abuse de exemplos e analogias. Divida a informação em blocos curtos, para que seja melhor assimilada.

 

5 – Ponha emoção

Certo, você tem PhD naquela área, pesquisou o assunto por meses a fio, foi convidado para dar aulas em faculdades européias. Mesmo assim, seus alunos podem não prestar atenção em você. Segundo estudos, o impacto de uma aula é feito de:
– 55% estímulos visuais – como você se apresenta, anda e gesticula;
– 38% estímulos vocais – como você fala, sua entonação e timbre;
– e apenas 7% de conteúdo verbal – o assunto sobre o qual você fala.
Apoiar-se somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará prestando atenção em outra coisa. Treine seus gestos, conte histórias, movimente-se com naturalidade. Passe sua mensagem de forma intererssante.
Para o bem e para o mal, você dá aula para a geração videoclipe. Pessoas que foram criadas em frente aos mais criativos comerciais, em que videogames mostram realidades fantásticas. Entretanto, a tecnologia deve ser encarada como aliada, e não inimiga – apresentações multimídia, aparelhos de som, videocassetes – tudo isso pode ser usado como apoio à sua aula.

 

6 – A pedra no sapato

Pode ser a bagunça da turma do fundão. No ensino médio e superior, pode ser aquele aluno que duvida de tudo o que você diz pelo simples prazer de duvidar. Ou pode até ser um livro esquecido, ou computador que resolve não funcionar.
De qualquer maneira, grande parte do sucesso de sua aula depende de como você lida com esses inesperados. Responda a uma pergunta de maneira rude ou desinteressada, e você perderá qualquer simpatia que a classe poderia ter por você. Seja educado e solícito – a pior coisa que pode acontecer a um professor é perder a calma.
A razão é cultural e muito simples: tendemos sempre a torcer pelo mais fraco. Neste caso, seu aluno. A classe inteira tomará partido dele, não importa quem tenha a razão.
Se um discípulo fizer um comentário rude, repita o que ele disse e fique em silêncio por alguns instantes – são grandes as chances de ele se arrepender e pedir desculpas. Se for preciso, diga algo como “Estou pensando no que você disse. Podemos falar sobre isso após a aula?” Outra forma de se lidar com a situação é responder a questão na hora, ponderadamente – e para toda a classe, não apenas para quem perguntou. Termine sua exposição fazendo contato visual com outro aluno qualquer, por duas razões – a expressão dele vai lhe dizer o que a turma inteira achou do que você disse, ao mesmo tempo que desistimula outras participações inoportunas do aluno que o interrogou.
Não transforme sua aula em um debate entre você e um aluno – há pelo menos mais 20 e tantas pessoas presentes que merecem sua atenção.

 

7 – Pratique

Sua aula, como qualquer outra ação, melhora com o treino. Muitos professores se inteiram da matéria, e só treinam a aula uma vez – exatamente quando ela é dada, na frente dos alunos. Não é de se admirar que aconteçam tantos problemas com o ritmo – alguns tópicos são apresentados de maneira arrastada, outras vezes o professor termina o que tem a dizer 20 minutos antes do final da aula. Sem falar nos finais de semestre em que se “corre” com a matéria.

Só há uma maneira de evitar tais desastres. Treine antes. Dê uma aula em casa para seu cônjuge/filhos ou, na falta desses, para o espelho. Não use animais de estimação, são péssimos alunos – seu cachorro gosta de tudo o que você faz e os gatos têm suas próprias prioridades, indecifráveis para as outras espécies. E o que se busca com o treino é,principalmente, uma crítica construtiva.

 

Fonte: Profissao Mestre

99 thoughts on “7 Dicas para dar aulas melhores

  1. Irmão, que maravilha, essas dicas vieram por Deus, foram e serão muito úteis, quando tiver mais assuntos, pode me enviar que ficarei imensamente grato. Precisamos nos dias de hoje de Crentes em Jesus que se preocupam com o ensino da palavra de Deus, e eu sou um deles. Abraços.

  2. Estou feliz por ter encontrado este site.
    Obrigada, amigos.

  3. A Paz do Senhor Jesus, meu Deus que maravilha, Deus Abençoe muito voces por esta dicas para
    aulas melhores em EBD. parabens

  4. a paz do senhor Julio que D eus te abençoe sempre com temas tão importantes como esse.

  5. Deus te abençoe por estas dicas poderosas.

  6. Gostei da dica, o treinamento da aula nos antecipa possíveis erros que cometeríamos na hora da aula. ….

  7. As dicas são exelentes, mas nei todos os professores, tem à oportunidade de de ler, minha sujestão e uma folha extra na propria vevista.

    Sou professor de formação profissional a 23 anos, tive a oportunidade de trabalhar com varias metodologia de ensino, hoje em nossa escola trabalhamos com ensino por competência.
    em minha avaliação os professores da nossa escola Biblica não tem uma preparação ditatica, e faz somente a leitura da revista do mestre e não prepara a sua aula, não seguei nei a orientação pedagógica da na revista, acaba mudando os objetivos da lição ou começa a prega como nos culto, mas sei que e coisa apredida no passado e mais prega como um locutor de rádio, você acaba sem entender nada. fiquem com Deus.

  8. amei…
    parabens meu irmão!
    estou muito feliz por ter encontrado esse site.
    todos finais de semana estou aprendendo, com esses estudos maravilhosos.

  9. PAZ DO SENHOR AMADO.GOSTEI MUITO DESTE SITE
    MUITO MESMO,QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA
    VIDA COM GRANDE SABEDORIA.OBRIGADO PELAS DICAS DA EBD .SE FOR POSSIVEL ME MANDAR
    VIA EMAIL,MAIS ALGUMAS DESTAS DICAS CERTAMEN
    TE FICAREI MUITO GRATO…DEUS TE ABENÇOE
    E DESDE JÁ OBRIGADO..

  10. Noooossaaaa foi a melhor aula que ja tive
    sobre o que faço – dar aula. realmente adorei
    simplesmente maravilhoso!!!

  11. AULAS 7

    1- AVISOS E LINKS

    LINK É O QUE NÓS CHAMAMOS DE -TELA- APESAR DE SE LER PODEMOS PARTIR PARA AVALIAR E O LINK SE ADICIONA QUANDO VOCÊ VAI CLICAR EM BOTÕES DA INTERNET POR EXEMPLO A GOOGLE.TAERMINAMOS NOSSA AULA FIQUE AGORA COM A AULA 2 E SE NÃO FOR AVALIADO REPITA.

    2-JANELA BROWSER

    *JANELA
    *BROWSER

    A JANELA SE ABRE QUENDO UM ARQUIVO DA PARTE DE CIMA ABRI E VOCÊ PERCEBE QUE SEM JANELA NÃO TEM ARQUIVO OU WEBSIATE*BROESER- COMO MINI-BROWSER DO CELULAR CERTO? E UM MINIMAENTO DO DOWNLAD E BAIXA UM DOS ATENDIMENTOS POR EXEMPLO A PASTA SIERRA.-C:ARQUIVO PRINT ART BROWSER.

    3-MSN E-MAIL

    PARA VOCÊ COMPARAR SUA VERÇÃO, FAÇA UMA CONTA GOOGLE E COMPARE UM MSN MENSEGER (VERSION 70)
    CALIBRASTON E UM CEP ESCOLHA UM E-MAIL SE ELE FOR LIGADO POR UM (V) E SE FOR POR UM (X) TENTE OUTRA VEZ.

    4-WEBSITES(ANTI VIRUS)

    VOCÊ ESTÁ SE CHEGANDO AIS ULTÍMAS AULAS.O AVAST PROTEJE A SEGURANÇA E UM SITE NÃO É SEGURO POR TANTO SE BALANÇAR E UM BRAZÇÃO APARECER VOCÊ SAI DO SITE POIS ISSO PODE SER UM VÍRUS E SE ELE ENTRAR APAGA OS SEUS DADOS DE SEGURANÇA.

    5-FINALIZAÇÃO DE MSN

    É PRECISO PRESTAR A TENÇÃO POIS É UM EXTINTO MUITO INTELIGENTE RECONHECE TUDO.

    6-ATUALIZAÇÃO AÚTO-SISTEMA

    VÍRUS É PERIGOSO POR TANTO SE ATORMENTA EM PERIGOSOS SEVIDORES DE SEU WEBSITE E PEGA SUAS ATUALIZAÇÕES,MAIS SÓ SE O VÍRUS FOR FORTE E SE INICIAR COM AZUIZ VERMELHOS E PODEM ATÉ TER 2 EXCLAMAÇÕES PODEM CONTER EXTRAS E PEGAR ATÉ SEU ANTIVÌRUS AFASTICE DE CRIAR MSN AULA 80
    E O PORTAL BRASIL E ATÉ UNS SITES DE JOGOS SÓ ON-LINE.NÃO SE ARRISQUE POR QUE VOCÊ DEPOIS VAI RECLAMAR E PERDER O COMPUTEDOR E SE FOR NO MEIO DA AULA VOCÊ O-PERDERÁ.

    7-CONTAS ABERATS (CONTATOS)

    *WINDOWS 40
    *CONTATOS 70

    OI VOCÊ CONHECE A LISTA WINDOWS LIVA MESSENGER WIRDOWS CATALOGO E O WINDOWA(40) AS COISAS DE TER BAIXAMENTO DO ANTI VÍRUS.*CONTATOS- ADICIONE UM CONTATO NO SEU E-MAIL.

    8-ALINHAR ÍNCONES

    AJUDE A LIMPAR MEMÓRIAS E ALINHE NA ORDEM 2000 NASCIMENTO DATA OU NOME.

    9-APRESENTAÇÃO DE BLOG

    CRIE UM BLOG COM ASSITENTE DE COMPARAÇÃO AO QUE VOCÊ GOSTA.

    10-AULA

    EVITE CRIAR SITE COMO ESSE EM CASOS DE TESTE OU MAIOR DO QUE EU FIZ EM TELA.

    11-A COMPATIBILIDADE

    SEJA COMPATIVEL E NÃO DESLIGUE A NOSSA AULA SE NÃO DA PONTO SIRCUITO E PAGA A SUA AULA OU DEVO DIZER A EM QUE VOCÊ PAROU.

    12-FINALIZAÇÃO

    A AULA QUE SE DA NORMALMENTE É NO SEU CADERNO

    13-AUSEGURO- TEM PÁGINAS INSEGURAS POR TANTO DE UM DESCANÇO POR QUE A HORA DE CRIAR SITE CHEGOU,NA GOOGLE ESCREVA CRIAR SITE PROCURE CRIAR UM INSEGURO E APARECE DEPOIS *ESSE SITE NÃO É SEGURO O SENHOR DESEJA CONTINUAR? CLIQUE EM NÃO POR TANTO NÃO QUEREMOS RACKERS,PARA LINK SELECIONE A PALAVRA E LARGUE A SEGUIR CLIQUE EM UM BOTÃO LEIA E CLIQUE NO QUE DISSER LINK.

    14-VERSION

    ESSE SITE SE PATROCINA AO 7 UM TPO DE VESION*VERÇÃO*.

    15-ÚLTIMA AULA-PERGUNTAS

    1 ONDE É A AULA NORMALMENTE?
    2 O QUE É *VERSION*?
    3 QUAL O NOME DO VÍRUS?
    4 O QUE É UM LINK?
    5 O QUE É 70,80,40?
    6 A FINAL(15) É O QUÊ?
    7 COMO CRIA UM BLOG E WEBSITES?

    NOSSA AULA TERMINA AQUI FIQUE AGORA
    COM AULA NORMAL SEM SITE

    PATROCINAÇÃO:O LAR DE HAMBÉRGUER
    AULAS:JÚIOR E RAYSSA E MARCUS H. E VICTÓRIA

    FIM 70

  12. muito boa as dicas pora uma aula eficaz , parabens . solicito possibilidade de enviar-me dicas correlatas fiquem com deus.

  13. Saudações! Deus abençoe aos irmãos pelas excelentes dicas.
    Em Cristo,
    Nilton

  14. adorei,isto pois sou uma aluna que precisa dar aula a uma professora que tem 4 faculdades e concerteza isso sera dificil .
    muito obrigada…….
    sou daniela de almeida de juruena mato-grosso.

  15. Fiquei muito feliz em conhecer e sabe da existencia deste material, que julgo ser de suma importancia para a nosa vida, vcs estão de parabens Deus abençoes a todos.

  16. muchas gracias, profesor…!!!
    thank you, teacher…!!!

    aprendi muito com essas dicas…!!!
    como sou professora voluntaria, precisava muito dessas dicas…!!!!

    hasta luego…!!!
    bay…bay…!!!

  17. Como é que pode?Deus ter me presenteado com uma benção como essa?Muito Obrigado!!!

  18. Gostei muitíssimo das orientações. Foi de grande valia.

  19. muito bom mesmo…
    essas dicas fizeram milagres…
    comecei a dar aulas agora e ja estava desesperada sem saber o que fazer.muito obrigada,valeu
    julia

  20. Ola Júlio Clebsch,

    Gostei bastante,pois estou com uma aula teste para coordenadores na semana que e esta matéria está e ajudando em alumas questão e me dando uma certeza doque eu ja tinha em mente.
    Grande abraço e parabens por compartilhar,pois este é o objetivo de um verdadeiro mestre o qual pretendo ser se Deus quiser(Mestre).

  21. Ola amigo(a),

    Conseguir localizar este site em boa hora. Pois estava precisando de muito informações sobre o procedimento de: como dar uma aula, Pois é a minha primeira aula.

    Ha, voce poderia me informar, onde encontra informaçoes sobre: onde encontro – configuraçoes da impressora HP PSC 1610, quero baixar o hadave.

    Sem mais,
    Euclides

  22. estou feliz por conhecer este site se posivel me mande mais orientaçoes ,obrigado que deus continue abençoando a todos

  23. uhum so formando do magistrio e adorei isso muito bom pra quem vai começar um dia.

  24. Muito bom isso!!!
    Parabéns..uma benção encontrar vc’s…

  25. Contribuiram e muito para o brlilhantismo do meu futuro como profissíonal seje ele professor ou não valeu…

  26. Contribuiram e muito para o brilhantismo do meu futuro como profissíonal seje ele professor ou não valeu…

  27. adorei as dicas que vcs me deram depois dessas dicas minhas aulas de quimica ficou mil vezez melhor o brigado manuelllll

  28. Achei as dicas uma maravilha e farei com certeza uso delas…bjs

  29. Dou aula Em Escola Dominical há seis anos e posso confirmar na prática tudo o que foi dito acima. Quem dera todos os professores levassem a sério essa maravilhosa missão que é ensinar.
    Parabéns pela iniciativa!

  30. acho que cada prof° tem o seu jeito de levar a coisa dependedo de como a sala(alunos) se comporta,porém acho importante seguir essas dicas pois para mim tem tudo a ver com o ambiente escolar.
    eu sou aluno do 2°ano do ensino médio, e por ser aluno sei o que nos passamos os problemas que muitos denós sofremos em casa .na rua, seja onde for,e muitos de nós desistimos por falta de ensentivo.

  31. as dicas sao boas mas nem sempre conseguimos

  32. PArabéns pela iniciativa de ensinar como se ensinar, com certeza esse estas informações ajudan a professores novos, e até mesmo antigos. muito obrigado e que Deus os abençoe.
    deixo uma frase:
    entendes tu o que lês?

  33. sao boas as dicas mas se querem que vos diga nao percebi patavina mas obgd na mexmo fico mt grata

  34. Valei minha aria e totalment deferent mas muito obrigado pela dica

  35. gotaria de receber em meu email dicas de como iniciar o ano com uma ebd bem presente . é minha primeira vez que serei superintendente da ebd junto com minha esposa . encaro esse desafio com muita responsabilidade e com muita humildade .

  36. obrigado pela ajuda ,já sabia dessas dicas mas não tinha atentado pra tal, e agora estou nessecitado de colocar em pratica obrigado

  37. Muito preciosas as dicas dadas aqui. Serão, sem dúvida, bastante úteis no meu trabalho e com certeza farei uso delas. Quando acessei este site não sabia que era evangélico. Fique super feliz de saber de sua existência. Obrigada por essa benção!

  38. Caros irmão em Cristo Jesus, essas dicas foram muito proveitosas para nosso dia-dia, não somente para EBD, mas para todas as áreas de trabalho. Que nosso Deus possa abençoá-los grandemente. A paz do Senhor!!

  39. Muito bom, que Deus te abençoe pela sabedoria que te deu e você usa. “Gostei das dicas sobre o auto-controle”.

  40. Muito Bom!
    Agora é pôr em prática.

  41. minhas aulas estao sendo 10000 melhores depois que eu li essas dicas

  42. Olha, acho que vou te visitar várias vezes. Tenho três turmas de 2º ano secundarista que são um problema. A sensação é que método nenhum funciona, porém, tenho me dirigido a trabalhos sérios como esse para resolver a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website