A Bíblia e as drogas


Por José Carlos Pereira
LEVADO PARA O DESERTO
” Quando o diabo te leva para o deserto, para tentar-te ao uso de substâncias psicoativas indevidamente”Uma guia de auxilio para o Cristão Evangélico no trato com a dependência química e alcoólica”
O diabo, ataca com a droga, as pessoas que, num momento de fraqueza, de extrema dificuldades oferecidas pelo mundo sem o Cristo, e se sentem, inseguros, impotentes ante as vissicitudes que têm que enfrentar.
Menosprezam o seu real valor diante de Deus, e buscam inflar o seu ego, com o uso de substâncias psicoativas, alcool, cigarro e drogas mais pesadas. Andam à busca de um sentido para a sua vida, que à certa altura, tornou-se sem sentido, pelo desprovimento do amor a que foram submetidos no correr do tempo. Quando o indivíduo, a pessoa em si, acha que a sua vida não têm mais sentido, é presa fácil para o inimigo comum de todos nós, e assim, perde a sua dgnidade.
Necessário se faz, uma análise mais profunda, dentro do contexto proposto pela vida, dos também chamados de “loucos e loucas”, pois na realidade são doentes, reflexos de uma sociedade insensível, inconsistente, rachada dentro de dois prismas distintos: ” o da riqueza concentrada nas mãos de uns poucos, e da pobreza e miséria extrema, nos nichos da fome, miséria, analfabetismo, violência,, que tem oseu lastro principal, a sua base, no uso indevido de substâncias psicoativs, seja ela, de que natureza e forma é.

São de fato brechas, que nunca foram cobertas no convívio humano, fruto de uma sociedade doente, refém do uso indevido de drogas, álcool e nicotina (tabaco), das substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou não.

A BÍBLIA E A DROGA.

QUANDO TRATARMOS SOBRE O ASSUNTO DROGAS, TEMOS QUE, EXPANDIR O VERBETE, HAJA VISTA, NO CONCEITO MÉDICO CIENTÍFICO, DROGA É, TODA E QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE ALTERA O FUNCIONAMENTO NORMAL DO ORGANISMO HUMANO.

Há, as drogas que são consideradas lícitas, e em muitos casos chamadas de remédio, vendidas com receita médica, usadas para o tratamento das doenças chamadas psíquicas, e mesmo os xaropes que contém em sua fórmula a Codeína.
As drogas chamadas lícitas mais consumidas em todo o mundo, são o álcool e a nicotina (tabaco), no cigarro, charuto, cachimbo, na palha e ainda há, aqueles que mascam o fumo e usam rapé, feito do fumo moído.

E, assim sendo, partindo da Bíblia Sagrada, nós temos que, para entender que é pecado o uso indevido de substâncias psicoativas, ampliar o conceito determinativo de sua essênciaa como droga, alcool e ou cigarro.

No mundo em que vivemos, em diferentes formas, todos dizem crêr em Deus, até mesmo o traficante, o usuário de substâncias psicoativas de forma indevida, mas são muitos poucos os que querem obedecer a Palavra de Deus, que é uma guia para o Desenvolvimento Economico, Social e Espiritual e Humano.
A Biblia Sagrada, em seu texto e contexto, trata como fator desagregador de vida pessoal e em sociedade, o uso indevido de substâncias psicoativas. Não encontramos na Bíblia o verbete drogas, mas Ela, parte do verbete vinho, para falar de toda e qualquer substância psicoativa.
Vou tomar como base, Pv 23:29 – 35, que trata de forma direta, as consequencias que o vinho, como substância psicoativa, provoca, quando indevidamente usado. Vou referenciar cada versículo para que, todo Conselheiro Evangélico de Atenção à Droga, Álcool e Nicotina (tabaco), possa ter base Bíblica, no aconselhamento e recuperação do dependente e co-dependente.
Tudo começa com a ingestão indevida da substância psicoativa, a droga que conhecemos como álcool, consumida em larga escala em todo o mundo, presente em quase todos os eventos, civicos e ou pseudos religiosos, no batismo indevido de uma criança, na festa no “puxadinho”, onde acham bonito fazer “bigodinho de espuma de cerveja” na criança batizando,tendo a sua imagem associada ao alcoolismo..
Pv 23:29, nos fala o proverbialista perguntando, para quem são os ais, ou seja, os sofrimentos. Quem tem dado a devida atenção para o problema? Friza em seu texto, ” que está deveras preocupado, quem está ferido sem razão? E finaliza: quem está com os seus olhos embaçados?”
Os feridos sem razão alguma, e com os olhos embaçados, na forma de uma covardia para enfrentar as vicissitudes propostas pela vida, são aqueles que, ficam muito tempo com a sua atenção voltada para um copo de vinho, a quem prestam culto diário, visando amortecer a sua psiquê, e acabam por tomar bebida misturada (Pv 23:30) de forma indevida.
O Profeta Isaías, conclama o seu aí, afirmando que, ” coitado daqueles que se levantam, de manhã cedo somente a procura de bebida inebriante, queficam até tarde, no crepúsculo vespertino, de modo que, o próprio vinho os inflama (Is 15:11). Isto quer dizer, bebem o dia inteiro até cair.
Quanto ao uso indevido de substâncias psicoativas, represntado aqui pelo vinho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, chama cada um de nós ao equilíbrio em nossa forma de viver, conclamando que, temos que prestar atenção em nós mesmos, a fim de que, o nosso coração, a nossa alma, não fique sobrecarregada, tanto na forma de comer, e na forma de beber, ou seja, sermos imoderados no beber bebidas alcoólica, e esta moderação, significa abstenção. A substancia psicoativa é o caminho mais curto para a morte, física e espiritual (Lc 21:34)O Profeta Isaias, é muito claro acerca do vinho, como substância psicoativa, e também do destilado que vira álcool para se ingerir, tratado como bebida inebriante. Ele afirma que, quando o dia do julgamento chegar, o Senhor dos Exercitos vai tornar-se sobre os obediente à sua Palavra uma coroa, para os remanescentes do seu povo, uma grinalda (Is28:5) Mas para as nações e todos os desobedientes, que sentados à porta estarão esperando o devido julgamento (Is 28:6), e principalmente por causa do vinho, onde se perderam, que os fez andarem cambaleando de um para outro lado (Is 28:7A) Perdendo a visão e ficaram vacilantes para a tomada de decisões com respeito à Palavrea de Deus (Is 28:7-B)
O escritor de Provérbios, diz que, aquele quese perde pelo caminho da bebida como substância psicoativa, para alteração do funcionamento normal de sua mente não é sábio ( Pv 20:1-B).
Um exemplo claro do nefasto efeito da bebida alcoólica, que temos na Bíblia Sagrada, é o de Nabal que vivia bêbado. Sua esposa chegou atéa interceder por ele junto a Davi, para que não fosse morto à espada. Quem está ou vive bebado, tomado os seus sentidos, pela bebida inebriante, ou qualquer outra substância psicoativa, perde a razão ( I Sm 28:36)
É triste o fim de todos quantos enveredam pelo caminho do uso de substâncias psicoativas de forma indevida. A bebida alcoólica é o primeiro passo, junto com a nicotina (tabaco) para o usuário passar a consumir as chamadas drogas mais pesadas.
A pergunta do escritor de Provérbios é muito clara e objetiva: ” quem têm o embaciamento dos olhos”? Ou seja: quem não têm mais forças para sustentar-se com suas próprias pernas? (Pv 23:29-B). E ele mesmo oferece a resposta: “os que ficam muito tempo diante do copo de vinho, os que entram para descobrir o vinho misturado (Pv 21:30)
Posso afirmar, com toda a certeza, que o vinho misturado é a bebida alcoólica destilada, que primeiro passa por um processo de fermentação, para depois ser destilada, que o proverbialista define como vinho misturado (Pv 23:29)
E vem oconselho: ” que não se deve olhar para o vinho, quando o mesmo apresentar uma cor avermelhada, quanto está cintilando (destilado) no copo, quando escorre suavemente (Pv 23:31) ou seja, quando o bebedor, já não mais diferencia o sabor do que quer seja que beba.”
Quem se submete, ao uso indevido de substâncias psicoativas de forma indevida,nem medicamentos devemos tomar sem orientação médica, adentra ao caminho que leva à morte física e espiritual, haja vista, ” no seu fim – a substância psicoativa usada indevidamente – pica igual à uma serpente enenosa, segregando um veneno mortal, da mesma forma, que a vibora peçonhenta” Pv 23:32)
A mente do individuo sob a ação da substância psicoatvia a si ministrada indevidamente, entra no torvelinho da inconsciência provocada pelo desequilibrio das funções do dependente quimico ou alcoólico, que fica enxergando que somente o que só ele vê, e passa a dizer coisas desconexas, sem sentido algum.(Pv 23:33)
A prevenção é o único caminho certo, para que não permitamos que nossos filhos adentrem, por tão maléfico caminho: a dependência química, alcoólica e tabagista.A dependência não tem cura, somente a Biblia é a solução para que o adcto fique limpo.
Tenha em emnte que, a pessoa que se propõe a ingerir substância psicoativa de forma indevida, torna-se como alguém que se deita no meio de um mar com turbulência, na ponta do mastro do navio. Quando volta a realidade da vida, reclama que sente o seu corpo doido apesar de não se ter adoecido. Sente-se como houvesse tomado uma violenta surra, e nem sabe quem nele bateu. Ele deseja o momento em que volte ao seu estado natural, e como isto não é possivel sem ajuda clama: quando acordarei? (Pv 23:34-35)
Sem ajuda é impossível sair deste pantano. E, assim sendo, quem não busca por ajuda, quem rejeita ser ajudado, procura ainda mais seenxafurdar na lama do vício, da dependência, no se encher de substancia psicoativa indevidamente.
Sem uma ajuda eficiente, especializada, o dependente entra no circulo vicioso sem fim, sobre o qual não se tem domínio, e fica, igual ao cão, que volta ao seu próprio vomito, ou o estúpido, que repete a sua tolice. (Pv 16:11)
Como servos de Deus, temos que agir, não ficar no discuro, mas partir para a pratica.
Se você quer uma palestra na sua Igreja, na sua Comunidade, entere em contato comigo. Presbitero JC Pereira, Conselheiro de Atenção à Droga e Álcool, com certificação para tal.Fora da Biblia, não há um outro meio eficaz para o trato com uso indevido de substâncias psicoativas. É preciso tratar a alma, para poder livrar o dependente de sua cruz.Tenho o material necessário para a detecção do uso indevido de substâncias psicoativas. Você quer que eu ministre umcurso de capacitação para os seus obreiros, para o trato com as Drogas. Casas de Recuperação que desejarem palestras. Entrem em contato comigo.
Entre em contato comigopresbiterojcpereira@gmail.com(11) 4811.3335 – 3229.8307 – 8372-9252

6 Comentários

  1. CLÉVERSON disse:
    PAZ DO SENHOR!!!

    O Profeta Isaías, conclama o seu aí, afirmando que, ” coitado daqueles que se levantam, de manhã cedo somente a procura de bebida inebriante, queficam até tarde, no crepúsculo vespertino, de modo que, o próprio vinho os inflama (Is 15:11). Isto quer dizer, bebem o dia inteiro até cair.

    IRMÃO, UMA CORREÇÃO, NÃO É ISAIAS 15:11 E SIM ISAIAS CAP 5:11.

  2. Prezado irmão como o titulo já diz , gostaria saber sobre o assunto acima citado .Obrigado.
  3. Diego disse:
    “As drogas chamadas lícitas mais consumidas em todo o mundo, são o álcool e a nicotina (tabaco), no cigarro, charuto, cachimbo, na palha e ainda há, aqueles que mascam o fumo e usam rapé, feito do fumo moído. ”

    Um texto de argumentos interessantes, com essa baboseira no meio ! Satanás utiliza-se de meios que as pessoas acham ” lícitos ” para incentivar o afastamento do pensamento dos homens de Deus …. Cigarro = Pecado ( Nada benéfico )
    Alcool ( pecado e nada benéfico ) …. daqui a pouco a maconha também é liberada né ? –’ poupe me !

  4. llll disse:
    leiam a passagem Gênesis 30:14,é uma droga alucinogena usada ha milhares de anos
  5. cccc disse:
    concordo.assim como a maconha ja era usada ha milhres de anos…é preciso legalizar…Paz!
  6. jamyla disse:
    isaias 15:11? É isaias 05:11. rs

Comente