Davi, um homem segundo o coração de Deus – 3


DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Fonte: www.escoladominical.org

INTRODUÇÃO
Quando desejamos sinceramente ser um cristão de um bom caráter, devemos então buscar na palavra de Deus, e através dela nos espelhar em homens fieis, que nos deixaram bons exemplos a ser seguido. Um dos grandes exemplos foi Davi, o homem segundo coração de Deus At 13. 22. No estudo dessa lição, muito vamos aprender com as virtudes desse homem, mas também com as suas franquezas e falhas, e buscarmos a Deus para nunca cair-mos nos mesmos erros.

DAVI, UM SERVO FIEL E RESPONSAVEL.

Davi.

Davi, do hebraico (DAWID) significa amado. Entre o povo Judeu, o nome das pessoas não era simplesmente um nome, mas cada nome tinha um significado, isto é: o nome era dado com forme o que era a pessoa. Por exemplo: Abraão Pai de uma multidão, Isaque riso, Jacó enganador, Israel o que luta com Deus, e assim os outros nomes também.
O nome Davi, esta registrado 1031 vezes na Bíblia.

A família de Davi.

Família no hebraico vem de (BAYT). Que significa casa e família. Davi era o filho menor de Gesse. Em 1Cr 2. 13-16. Esta registrado o nome de todos os filhos de Gessé, confira: 13 a Jessé nasceram Eliabe, seu primogênito, Abinadabe o segundo, Siméia o terceiro, 14 Netanel o quarto, Radai o quinto, 15 Ozen o sexto e Davi o sétimo.
16 e foram suas irmãs Zeruia e Abigail. Os filhos de Zeruia foram: Abisai, Joabe e Asael, três.
É importante frisar aqui também sobre uma aparente contradição nos registros bíblicos, a respeito da família de Davi. Porque em 1Sm 16. 10,11; 17. 12. diz que eram 8 os filhos de Gesse. E em 1Cr 2. 13 diz que eram sete filhos homens, e duas filhas. Porem, não se deve pensar que a palavra de Deus seja duvidosa, a falha aqui, e de quem registrou os fatos. E por outro lado; isso não interfere em nada no propósito de Deus nas escrituras.
Não é mencionado na Bíblia o nome da mãe de Davi.
(É importante observar aqui também que Joabe, chefe do exercito de Davi, era seu primo).

Características de Davi.

Como já vimos acima, Davi era o filho mais novo de Gessé. Não podemos saber ao certo a sua idade, porem sabemos que ele tinha menos que vinte anos. Porque se tivesse mais de vinte anos estaria acampado juntamente com os seus irmãos a confrontar os filisteus em Efes-Damim 1. Samuel 17. 1. idade em que o jovem era contado para a guerra. Nm 1. 3. Os da idade de vinte anos para cima, isto é, todos os que em Israel podem sair à guerra, a esses contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão.

Analisando bem: Davi era o sétimo filho, então ele tinha seis irmãos mais velhos que ele, três estavam na guerra 1Sm17. 13. Se os outros três não estavam na guerra por terem menos que vinte anos, vamos supor que o mais velho dos três tivesse dezenove anos, o mais novo dos três devia ter no Maximo dezesseis a dezessete anos. Se assim for, Davi devia ter quatorze ou quinze anos de idade quando matou Golias. (isto se todos os filhos de Gessé eram filhos de uma mesma mãe).
Davi não era aquele menino pequeno, como muitos pregadores o fazem. Ele era responsável pelo rebanho de seu pai 1Sm 16. 11; 17. 20. Disposto ate mesmo a lutar com feras 1Sm 17. 34-36. Quando Saul vestiu em Davi as suas armaduras, ele não disse ser grande, mas não estar acostumado com aquilo 1Sm 17. 39. Ainda que Saul fosse mais alto que todos em Israel 1Sm 9. 2. Matou Golias com a sua própria espada, que devia ser muito grade, se comparada a sua lança 1Sm 17. 7. Após matar o gigante ele levou sua cabeça a Jerusalém 1Sm 17. 54. E estas coisas não são feitos de um guri pequeno.
O que sabemos é que Davi era jovem 1Sm 17. 33. Ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto 1Sm 16. 12.


II. ASPECTOS DO CARÁTER DE DAVI.

Erros de Davi.

Como afirma as escrituras: Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Ec 7. 20. Davi também pecou no caso do adultério com Bate-Seba, a morte de Urias 2Sm 1. E outras falhas e fraquezas que ele demonstrou. Porem foi vitorioso, porque sempre reconheceu as suas fraquezas, se arrependeu e confessou ao Senhor.

O que fazia a diferença na vida de Davi.
Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante “o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” Depois Samuel se levantou, e foi para Rama 1Sm 16. 13. Nenhum homem pode ser bem sucedido, e fazer proezas, sem antes ter uma experiência com Deus, e ser revestido com o Espírito Santo. Porem é necessário também que o homem permaneça na presença de Deus. É o que veremos a seguir na vida de Davi.

Qualidades de Davi que agradava a Deus.
a) Servo.
Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi Sl 89. 20.
Deus vê Davi aqui como servo, servo vem da palavra hebraica (‘EBED), e corresponde a palavra grega ??doulos), que significa escravo, servo ou quem está sempre sujeito. E Davi realmente mostrou isto em toda a sua vida.
Servia a seu pai pastoreando o seu rebanho sem reclamar, mesmo quando seus pais e irmãos estavam em reuniões especiais 1Sm 16. 11. Mesmo quando ungido rei de Israel, não se exaltou, mas voltou a cuidar das ovelhas, ate que Deus o colocasse no trono 2Sm 5. 4,5.
Sejamos, pois como Davi, que ao exemplo de Jesus, que sendo Rei não quis ser chamado assim Jo 6. 15. E sendo Deus, tomou a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens Fl 2. 5-7. É um privilegio para nos ser-mos chamados de servos, como Davi Sl 78. 70.
Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor Mt 25. 21.

 

b) Humildade.
Humildade vem do hebraico (ÂNÂWÂ), e do grego (tapeino frosyne) e significa humildade, modéstia, de baixo.
Dela falou Salomão: O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai à humildade. Pv 15. 33. Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai à humildade. Pv 18. 12.
O próprio Davi falou: Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe. Sl 138. 6. Dela também fala Paulo: Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Cl 3. 12.
Jesus era humilde: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mt 11. 29.
Jesus ensinou a humildade: Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Mt 18. 4.
Dentre tantas outras referencias bíblicas, citamos aqui algumas, para lembrarmos da importância da humildade na vida do Servo de Deus. E Davi sabia deste mistério, que para ser grande precisa antes ser humilde: O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra. Sl 147. 6.
Por isso mesmo o Senhor o elevou diante de Israel, e das nações daquela época.

 

c) Integridade.
A palavra integridade é encontrada 22 vezes em toda a Bíblia. Integro, mais 6 vezes.
É tradução do hebraico (TÕN), e (TUMMÂ). E do grego ? (aftoria). E significa: inteireza, qualidade de íntegro, ser completo, honestidade.

 Davi fala da sua integridade: O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim Sl 7. 8.

A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero Sl 25. 21.
Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar Sl 26. 1.
Ver também Sl 26. 11; 41. 12; 101. 2.

 d) Esperança em Deus.

Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti Sl 39. 7. Também Sl 62. 5. esperança aqui (TÔHELET). E significa esperar longamente. Corresponde a ?(elpis) no grego.
Porem na esperança alcançou a vitória: 1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Sl 40. 1-3.
Foi a esperança em Deus que vês Davi esperar tanto tempo para assumir o reino de Israel. Mesmo tendo sido ungido rei por ordem do Senhor 1Sm 16. 1,13. sendo muito jovem, esperou com paciência a hora de assumir o trono. E com 30 anos começou a reinar sobre Israel, e reinou 40 anos. 2Sm 5. 4.

 e) Confiança em Deus.

A palavra (BÃTAH). Aqui, significa: confiar, sentir-se seguro, estar confiante, estar despreocupado. E Davi tinha esta qualidade, por isto podia dizer: Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo. Sl 56. 4. Ver ainda Sl 27. 3; 40. 4; 56. 11; 71. 5.
Ele jamais enfrentaria um gigante de aproximadamente três metros de altura, se não cofiasse no Deus dos exércitos de Israel. 1Sm 17. 45.
f) Louvor e adoração.
A palavra universal (ALELUIA) é repetida muitas vezes nos salmos de Davi.
Como: Louvai ao Senhor (ALLELU ABDEI IEHVAH). Davi foi o que mais escreveu sobre louvor e adoração. Alem dos salmos, lemos a sua historia, e compreendemos que este homem viveu uma vida perante o altar de Deus. Por isso era bem sucedido e vitorioso em tudo o que fazia. Ele sabia muito bem do propósito de Deus em criar o homem, que era louvar e adorar a Ele. Mesmo em meio às lutas, Davi nunca deixou de cumprir o seu dever para com Deus. Sendo assim um grade exemplo a todos os que querem ter uma vida de vitórias em todo o tempo. Sigamos, pois o seu exemplo, e como ele, possamos ser chamados de; homem segundo o coração de Deus At 13. 22.

 III. DAVI E SEU CONHECIMENTO DO SENHOR.

 Faltar-nos-ia tempo e espaço para registrar aqui as experiências de Davi para com Deus, mas em resumo, vamos ver ainda um pouco sobre o conhecimento e experiências de Deus na vida de Davi.

O que aproximava Davi do Senhor.

 a) Sede de Deus. Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. Sl 63. 1.

 b) Busca de Deus.

Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou. Sl 34. 4.
Essa busca do Senhor na vida de Davi era constante, nas lutas, ou na bonança, ele buscava a presença de Deus.

 c) odiava os ídolos.

Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor. Sl 31. 6.

 d) Confissão.

Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Sl 32. 5.

 e) Conhecia a onisciência e onipresença de Deus.

1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Sl 139. 1-17.

 Veja a seguir um resumo da vida e experiências de Davi.

O segundo e o mais ilustre dos reis de Israel, conhecido como o homem segundo o coração de Deus, At.13:22;

 O caçula, dos oito filhos de Jessé, o belemita, 1Sm. 16:1; Não se menciona o nome de sua mãe.

Sua genealogia, Rt. 4:18-22; 1Cr.2; Mt.1;
Ungido por Samuel em Belém, 1Sm. 16:13;
Escudeiro de Saul, 1Sm. 16:21;
Tangia harpa perante Saul, para retirar o espírito maligno, 1Sm. 16:23;
Era pastor de ovelhas, 1Sm. 17:34-37;
Seu zelo e fé. 1Sm. 17:26; 1Sm.17:34,
Saul, invejoso, procurava matá-lo, 1Sm. 18:8-12;
Amado por Jônatas, 1Sm. 18:1; 1Sm. 19:2; 1Sm. 20; 1Sm. 23:16; e por Mical, 1Sm.18:28; 1Sm.19:11.
Matou duzentos filisteus, 1Sm. 18:27;
Fugiu a Ramá, 1Sm. 19:18;
Fez pacto com Jônatas, 1Sm. 20:42;
Comeu os pães da proposição, 1Sm. 21; Sl. 52; Mt. 12:4;
Fugiu a Gate e fingiu-se amalucado, 1Sm. 21: 10-13;
Morou na caverna de Adulão, 1Sm. 22; Sl. 63; Sl. 142;
Poupou, duas vezes, a vida de Saul, 1Sm. 24:4; 1Sm. 26:5;
Derrotou os amalequitas, 1Sm. 30:16;
Seu lamento pela morte de Saul e Jônatas, 2Sm. 1: 17;
Rei sobre Judá, 2Sm. 2:1-7;
Fêz aliança com Abner, 2Sm. 3:13;
Lamentou a morte de Abner, 2Sm.3:31;
Ordenou a morte dos que assassinaram Is-Bosete, 2Sm. 4:12;
Rei sobre todo Israel, 2Sm. 5:3.
Tomou Sião dos jebuseus, 2Sm. 5: 8;
Derrotou os filisteus, 2Sm. 5:17;
Trouxe a arca do Senhor para Jerusalém, 2Sm. 6;
Seus salmos de ações de graças, 2Sm. 22; 1Cr. 16:7; Sl. 18; Sl. 103; Sl. 105;
Aliança de Deus com Davi, 2Sm. 7;
Estendeu seu reino, 2Sm. 8;
Sua bondade para com o filho de Jônatas, 2Sm. 9;
Davi e Bate-Seba, 2Sm. 1; Repreendido por Natã, 2Sm. 12; Seu arrependimento, 2Sm. 12:13; Sl.51.
A revolta de Absalão, 2Sm. 15;
Chorou amargamente a morte de Absalão, 2Sm.18:33; 2Sm.19.1; Voltou a Jerusalém, 2Sm.19:15;
Seus valentes, 2sm. 23;
Tentado por satanás, mandou levantar censo do povo,
Apontou Salomão para ser seu sucessor, 1Rs. 1: 30.
Suas últimas palavras, 2Sm. 23;
Sua morte 1Rs. 2:10;

 Profecias acerca de Davi:

Sl.89; Sl.132; Is.9:7; Is.22:22; Is.55; Jr.30:9.

 Cidade de Davi, Belém, Lc. 2:4;

Cristo o filho de Davi, Mt. 1:1; Mt. 9:27; Mt.21:9;
Davi pelo Espírito, chama-lhe Senhor, Mt. 22:43;
O trono de Davi, Sl. 89:3-4; Lc. 1:32;
A torre de Davi, Ct. 4:4;
O tabernáculo de Davi, At.15: 16;
De Sansão, de Jefté, de Davi, Hb. 11:32;
A chave de Davi, Ap.3:7;
A Raiz de Davi, Ap.5:5;
A raiz e a geração de Davi, Ap.22:16;

 CONCLUSÃO.

 Baseando-nos na vida e ministério de Davi, como rei, servo do Senhor, profeta e salmista, examinando tudo o que a Bíblia Sagrada fala sobre este homem de Deus, podemos tirar de suas experiências muitas lições para nossas vidas, e aplica-las no nosso dia a dia, na nossa busca do caráter cristão.Que o leitor deste subsidio possa tirar dele muito proveito para sua vida, e para aplicar a classe a que você leciona. SHALOM HADHONAI.



30 Comentários

  1. Rocker Bangs disse:

    O impressionante que o foco da narrativa bíblica é ajustificação dada por Deus enquanto o que se encontra neste poste é justamente o contrário! Um homem que se justifica perante Deus. É um assassino, mas confiava em Deus; enganava a Saul mas tinha esperança em Deus. Justamente a óptica evangélica tupinikim moralista importada dos Estados Unidos que tudo se justifica com uma capa de ” santidade”. Ex: Sonego imposto de Renda, mas não fumo, não bebo e busco a Deus todos os cultos nos Domingos…

  2. Rocker Bangs disse:

    é lamentável ser um dos posts mais acessados do wordpress….

  3. Webmaster disse:

    Sr. Rocker Bangs, obrigado por sua visita e por seu comentário.
    Sobre suas palavras, vejamos:

    “O impressionante que o foco da narrativa bíblica é ajustificação dada por Deus enquanto o que se encontra neste poste é justamente o contrário”

    De fato a justificação é um temas principais da Bíblia, onde Deus, ao enviar seu Filho Jesus, proveu um meio do homem voltar a se relacionar com Ele. A justificação, portanto, é um ato divino que torna o homem justo perante Ele, por meio de Cristo Jesus. Ocorre que todos os homens são falhos, não há e nunca existiu um justo sequer na face da terra, o grande diferencial dos grandes servos de Deus reside exatamente em reconhecer as suas falhas, arrepender-se de seus erros, e, então aceitar a ação de Deus em sua vida.

    Esse é o exemplo de Davi, apesar de ter errado, assim com todo homem, ele tinha a capacidade impressionante de arrependimento, e esse é um ato nobre perante Deus.

    “Um homem que se justifica perante Deus”

    Não vejo em momento algum Davi tentanto se justificar perante Deus, pelo contrário, ele sempre buscava o perdão de Deus.

    É um assassino, mas confiava em Deus; enganava a Saul mas tinha esperança em Deus. Justamente a óptica evangélica tupinikim moralista importada dos Estados Unidos que tudo se justifica com uma capa de ” santidade”. Ex: Sonego imposto de Renda, mas não fumo, não bebo e busco a Deus todos os cultos nos Domingos…”

    Por essas palavras verifica-se que ages como aquele tipo de hipócrita, que, ao verificar sua incapacidade de atingir o idela Bíblica, age de forma a não aceitar o perdão de Deus para sua vida, bem como ataca todos os cristão que foram transformados pelo poder da Palavra de Deus. Em momento algum os cristãos alegam serem impecáveis, pelo contrário, a tônica é que todo ser humano é falho, porém, aceitamos a Jesus que a todos perdoão.

    Qual é o melhor?

    Continuar no pecado? ou se arrepender dos seus pecados?

  4. Webmaster disse:

    Ah, outra coisa, qto a esse post ser um dos mais visitados no wordpress (o blog tb) deve-se ao fato de que as pessoas anseiam pela Palavra de Deus, buscam por conhecimento bíblico.

    Inclusive, vc contribui um pouco mais para as estatísticas do nosso blog.

    Grato

  5. Rocker Bangs disse:

    Querido webmaster,

    Hipócrita é esta óptica do seu texto. Creio que Davi não seja um exemplo de conduta a ser seguido e nem o héroi bíblico que vós evangeliquelizes traçam. Penso que ele é o típico mal caráter e que mesmo sendo assim Deus graciosamente o perdoa independentemente de ele aceitar o perdão ou reconhecer este perdão. Sua única virtude foi reconhecer o amor de Deus . logo só concordo com: vc em : ” Esse é o exemplo de Davi, apesar de ter errado, assim com todo homem, ele tinha a capacidade impressionante de arrependimento, e esse é um ato nobre perante Deus.” Mas creio que seu arrependimento não o redime dos seus atos e tomá-lo como exemplo ético se torna perigoso. O texto nos mostra que a Graça é para TODOS e que até o mal caráter a recebe porém só consegue sentí-la quando se arrepende, apesar de o perdão ser independente do arrependimento. Pois como vc mesmo disse: “porém, aceitamos a Jesus que a todos perdoão.”

  6. Rocker Bangs disse:

    Concluíndo ele não é exemplo de bom caráter cristão mas sim de um pecador redimido! O que diverge da conclusão do seu texto! quanto ao idealismo e a hipocrisia que incitas sobre o meu nome . vos deixo o prazer de encher o vosso inferno! Graça e paz seja convosco!

  7. Webmaster disse:

    Querido,

    Seu posicionamento é interessante, porém, radical. Veja-se o seguinte, todos os personagens bíblicos, com excessão de Cristo foram pecadores, então, somente pelo fato de terem errado não podem ser considerados como exemplos? Moisés foi assassino, Jacó mentiroso, Paulo perseguidor dos cristãos. E daí, todos são indignos? Logicamente que não, afinal, o difencial deles foi o arrependimento e a transformação que tiveram, e daí, tornaram-se grandes ícones da virtude cristã. Do contrário, ninguém nesse mundo seria digno de confiança, posto que todos erram. Observe nos Salmos de Davi, no Livro de Samuel e em outras passagens bíblicas, conforme sugerido no texto, e verás o caráter de
    Davi.

    Você disse: ”
    Mas creio que seu arrependimento não o redime dos seus atos e tomá-lo como exemplo ético se torna perigoso”

    Somente se torna perigoso se não conhecermos a pessoa, porém, o próprio foi quem Deus testemunho dele, e daí, o que fazer, quando o próprio Deus atesta uma pessoa?

  8. Rocker Bangs disse:

    Querido webmaster,

    Todos erram , falham e pecam. O que discordo é que ele seja exemplo de conduta. Se Jacó era mentiroso, moisés assassino e Paulo perseguidor de cristãos e todos obtiveram o perdão e a conciliação por parte de Deus. Isto incita que Deus é amor e que onde há o pecado superabunda a Graça. O que sou contra esta mentalidade sua denominada pelo cancioneiro popular de ” Aposentadoria de Malandro”. Ou seja se há arrependimento há transformação. Pela narrativa bíblica Davi continuou errado por toda sua vida sendo um péssimo pai, um assassino, continuou adúltero casado com Betseba, não vejo traços de transformação. Mas vejo um coração que se arrependeu e que isto fez diferença para ele,ou seja, o próprio Davi no que tange a sentir o amor de Deus. Agora daí a afirmar que o amor de Deus seja fruto do seu arrependimento( o de Davi) mata com a Graça de Deus e com toda a mensagem do texto. Quanto ao ser radical, talvez toda vez quando alguém se opõe a interpretação “winner” ou majoritátira, no caso da sua a evangélica americana, é tido como radical. Mas é o de menos Cristo foi radical na interpretação das escrituras da sua época se opondo aos diversos grupos “winners” se destacando entre eles os Fariseus e Saduceus. “quando o próprio Deus atesta uma pessoa?” Quero responder sua pergunta de uma forma diferente sem me deixar conduzir pelo seu raciocínio linear. Davi foi testemunha de que um pecador safado, playboy, adultero, assassino, mentiroso, enganador recebe o amor de Deus. Deus atesta o seu próprio amor e não o pecado cometido por ele. Deus atesta que o arrependimento é bom para a própria pessoa que se arrepende pois ela reconhece Sua soberania e o Seu amor e Sua Graça por isto consegue ter Paz. O que ele NÃO atesta é que o arrependimento traz ou produz a Graça e o Amor Dele que são incondicionais ou no jargão de vcs (favor imerecido).Ele NÃO atesta que ser segundo o coração do Pai é pecar sem desmedida e se arrepender. Mas atesta que o arrependimento é uma benécie a todo pecador, para o próprio pecador pois este consegue viver em paz e se sentir realmente amado. Logo Deus atesta sobre o seu amor incondicional perante os pequenos e falhos.

    Graça e Paz.

  9. Webmaster disse:

    sr. Rocker,

    Voce disse: “Agora daí a afirmar que o amor de Deus seja fruto do seu arrependimento”

    Em nenhum momento fiz tal sentença, pelo contrário, compreendo que o amor de Deus por todo homem tem como fonte, não as ações do homem, mas sim o próprio Deus. Ele nos ama ou nos perdoa não por aquilo que somos ou fazemos mas sim por aquilo que ele é. O arrependimento, por outro lado, é o ato pelo qual reconhecemos nosso pecados e aceitamos o perdão dele em nossas vidas.

    Apesar de todas as suas palavras, não me respondeu se homens como Jacó, Moisés e Paulo não não dignos de serem considerados paradigmas pelo simples fato de terem errado, a exemplo de Davi?

    O que acontece é que, segundo o seu prisma, homem nenhum, excepto Cristo, poderia ser considerado como exemplo a ser seguido, afinal, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

    Em Cristo

  10. keli cristine disse:

    gostei do documento,esse texto vai me ajudar a elaborar uma boa aula para meus alunos.
    Davi tem sim muitos exemplos a ser seguidos, e nós cristão sabemos disso,Deus que nos ajude a termos a confiança em Deus como Davi teve,sermos servos, hulmilde,como Davi foi,reconhecer nosso erro e pedir perdão a tempo de recbe-lo.
    infelismente à muitos cegos que não querem ver, o quanto estão distante de Deus,e se esse quiserem ir a ele quem os obrigará a caminhar?
    Obrigado.

  11. Rocker Bangs disse:

    Não afirmei tal coisa . Só disse que Davi para mim não é nenhum héroi bíblico! Mesmo pq héroi se encontra em revistinhas Marvel ou Dc Comics.E eles não são paradigmas como exemplos neles mas exemplos de como Deus age por meio deles. Se não entendes a difernça , dae é outro problema. E para keli pior cego é aquele que não quer enxergar!

  12. Rocker Bangs disse:

    O que acontece é que, segundo o seu prisma, homem nenhum, excepto Cristo, poderia ser considerado como exemplo a ser seguido, afinal, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

    Parabéns vc ta começando a entender o princípio protestante…rs

  13. webmaster disse:

    Rocker,
    “Só disse que Davi para mim não é nenhum héroi bíblico!”

    Como disse, pra VOCÊ Davi não é nenhum herói bíblico, o que por sinal, coloca seu posicionamento no ambito pessoal e não no pensamento bíblico, no qual, o próprio Deus testemunha de Davi. Daí, repito, se Davi não é exemplo, então, quem dirá Moisés, Jacó, Paulo…etc…etc…

  14. Rocker Bangs disse:

    exemplo de fé, não ético!

  15. fb disse:

    Muitas passoas questionam o carater de Deus quando vêem os pecado que Davi cometera.
    O que ocorre e Davi,ao contrario de Saul,SEMPRE que confrontado por causa de algum pacado cometido,se arrepedia e pensava em restabelecer a sua comunhão com Deus.(por.exp.Sl 51)Diante de Deus nenhum de nos e uma pessoa justa ou pefeita (Rm 3:10,23)
    Podemos percerber como era o coração de Davi ao refletimos no conteúdo de seus Salmos.Mais uma vez ele é um grande exeplo para nós.Davi tinha prazer:
    .em Deus (Sl 9:1-4)
    .em esta com o povo de Deus (SL 16:3)
    .na palavra de Deus (Sl 19:10,11)
    .na casa de Deus (Sl 122)
    .na união do povo de Deus (Sl 133)

  16. AeL disse:

    Acho q pessoas que não são sujeitas ao Espirito Santo nem são capazes de ouvir a voz de Deus é q levantam argumentos falhos sobres servos de Deus alegando; não concordarem com opiniões e qualqer tipo de assunto bíblico.Ai daquele q se levantar contra um ungido de Deus para o envergonhar. É preciso cuidado pois a letra mata mas é o Espirito que vivifica.A graça e a Paz do nosso Senhor seja com todos vcs.

  17. FG disse:

    Acredito que todos estes personagens bíblicos são sim exemplos a serem seguidos. Precisamos imitar suas virtudes e evitar os seus erros.

    Como exemplo, nossos pais são pecadores como nós mas, possuem virtudes a serem seguidas e que muito provavelmente são a base de nosso caráter e erros que devemos evitar.
    A Paz para todos!!

  18. Kal disse:

    Graça e paz amados! ao senhor rocker bangs quero dizer-lhe qe vc precisa é de Deus! não é o fato de fazer tudo “certinho” mas sim, o desejo de fazer Deus se alegrar com nossas vidas que é mais importante! um abraço a todos.

  19. Kal disse:

    Amado irmão Valmir que Deus continui te usando desse jeito para abençoar vidas! Esse material é muito benção mesmo! Vou aplica-lo ao ministério de louvor do qual fao parte, aos amados da EBD de minha igreja, aos jovens enfim, farei o possivel para repassar essa benção para a igreja da qual eu faço parte! um abraço em Cristo Jesus!

  20. rodigo disse:

    é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom saber da biblia

  21. gomes disse:

    é uma resposta para o nº1: como pode sua mente limitada querer entender a mente de DEUS ilimitada????leia a parabola do publicano e fariseu…

  22. FRANCISCO MIRANDA disse:

    DAVI SEM SOMBRAS DE DUVIDAS É UM EXEMPLO DE CRISTÃO A SER SEGUIDO, SEUS SALMOS NOS ENCORAJAM,E SEU TEMOR A DEUS NOS REFORÇA E MUITO.
    BASEEI UMA PARTE DE MINHA VIDA QUE SERIA UM TESTEMUNHO MUITO GRANDE PARA DEIXAR AQUI NA VIDA DE DAVI.
    EU ME DESVIEI DA IGREJA JA QUASAE PASTOR E DE REPENTE VI MINHA SOGRA EM SITUAÇÃO DE ÓBITO, VOLTEI PARA A IGREJA E PEDI A DEUS QUE A CURASSE DO CANCER E DEUS ME USOU E COMECEI A IR A UTI UNGIR MINHA SOGRA, E OS OUTROS PACIENTES QUE ESTAVAM NAQUELA UTI ME PEDIRAM PARA SEREM UNGIDOS TAMBEM,SENTI QUE MINHA UNÇÃO HAVIA VOLTADO POR UMA OBRA DE DEUS, MINHA SOGRA SAIU DA UTI, ESTÁ CUARADA DO CANCER E HOJE ANDA COMIGO NAS IGREJAS DANDO TESTEMUNHOS DE SEU MILAGRE GRAÇAS AO SENHOR MEU DEUS TODO PODEROSO QUE ME ESCUTOU E ME RECUPEROU NOVAMENTE COMO UM SEU INSTRUMENTO, E HOJE EU PROCURO AS TRES DOENÇAS LANÇADAS POR SATANÁS QUE MAIS MATA NO MUNDO QUE É O CANCER, A AIDS E A DIABETE, E DEUS TEM ME DADO FORÇA E CONFIRMADO QUE PODEMOS NOS REDIMIR ASSIM COMO DAVI O FEZ.

  23. Olímpio Custódio disse:

    Queridos Irmãos,

    Quem de nós estaria apto em julgar uma decisão do próprio DEUS? ELE próprio qualificou Davi como um homem segundo Seu coração, certamente pelas suas qualidades, acima de tudo pela sua humildade em ser servo, mesmo na qualidade de Rei sentia prazer em servir, qual virtude poderia pelo menos aproximar-se da humildade, a capacidade de arrepender-se de seus atos pecaminosos, DEUS sabe todas as coisas, mesmo assim, quer que reconheçamos nossos erros e que confessemos os nossos pecados perante ELE, dando inclusive nome aos nossos pecados, e Davi sempre disse com todas as letras os seus pecados, outro ponto fundamental que carecemos entender, que não importa para DEUS se pecamos, mas que nos arrependamos de nossos pecados, ELE próprio diz todos os dias para nós de que odeia o pecado, mas ama o pecador e, ELE é que apaga nossos pecados, deles nem se lembra mais, (IS 43,25) “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”, então porque questionamos ou ainda mais, queremos julgar as pessoas se o próprio DEUS nos dá inúmeros exemplos de aprendizados para serem usados em nossas vidas, vejamos outros exemplos a serem aprendidos e usados em nosso dia-a-dia, (IS 1.18) ”Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”, (1ª João 2.9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”, (1ª João 2.1) “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”; portanto, DEUS certamente não irá tolerar aquele que não se arrepender de seus atos pecaminosos, sendo assim, entendamos de que senão nos arrependermos e não confessarmos os nosso pecados, e se não recebermos o perdão pelos nossos pecados, seremos condenados e deixaremos de herdar a nossa Salvação, pensem nisso, é assim que DEUS age, com AMOR mas também com JUSTIÇA, e ELE qualifica a cada um de nós conforme a PUREZA DO NOSSO CORAÇÃO, e se somos tementes e obedientes a ELE, irás nos enxergar como fez com Davi, e seremos também segundo o Seu coração.

    PAZ SEJA CONVOSCO.

    OLÍMPIO CUSTÓDIO

  24. LUCIANO CESAR disse:

    DEUS SONDA E PROVA CORAÇÕES E RINS. DEUS USA AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS. UM HOMEM QUE ENTREGA O SEU VIVER, E É APROVADO POR DEUS POR ENTREGAR CONFIANÇA A DEUS E FIDELIDADE NOS PROPOSITOS DE DEUS, DETERMINADO A BUSCAR A DEUS, COM UM CORAÇÃO VERDADEIRO, ALCANÇA O QUE DEUS RESERVA DE MELHOR NESTA TERRA. UM HOMEM INTELIGENTE VIVE UMA VIDA EM SINCERIDADE, POIS ESTA É A BASE DE SUSTENTAÇÃO QUE UM HOMEM RECEBE DE DEUS. QUANTO MAIOR SUA SINCERIDADE, MAIOR A SUA SUSTENTAÇÃO. DEUS NÃO TEM PARTE COM O PECADO, MAS AMA O PECADOR. TUDO QUE O HOMEM PLANTAR, ELE VAI COLHER. SE DAVI ADULTEROU, SE DAVI ASSASSINOU, DAVI PAGOU. AS BATALHAS QUE DAVI TEVE QUE LUTAR, SÓ UM HOMEM VALENTE, QUE TEM NO SEU DEUS VIVO E VERDADEIRO, SEU BRAÇO FORTE E SEU ESCUDO FORTE. DAVI SABIA ESCUTAR A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA, E DEUS FOI QUEM O ESCOLHEU E O UNGIU PELO SIMPLES FATO DE QUE COM DAVI, DEUS PODIA CONTAR PARA FAZER A SUA OBRA. ALI EXISTIA INTEGRIDADE E HONESTIDADE. MESMO NO ERRO, DAVI RECONHECE E SE ARREPENDE, O QUE É ALGO DIFICIL NOS DIAS DE HOJE. O MISTÉRIO DE DAVI SER UM HOMEM EM QUAL DEUS DEPOSITOU UM TRONO ETERNO É QUE DEUS ENCONTROU EM DAVI UMA “ESSÊNCIA” DE PUREZA, QUE ESTA DIFICIL HOJE DE ENCONTRAR. E PESSOAS HOJE QUE POSSUI ISSO, SOFREM GRANDES PERSEGUIÇÕES, COMO DAVI, SOFREM ANGÚSTIAS, MAS SÃO GRANDES VENCEDORES, E SÃO EXALTADOS PELA MÃO DO TODO PODEROSO SENHOR DOS EXÉRCITOS, PORQUE DELE, POR ELE E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS, ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE. AMÉM.

  25. LUCIANO CESAR disse:

    Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

    PROVERBIOS CAP 31 VERS 30

  26. Ricardo disse:

    é davi mesmooo com muitas falhas ainda é o homem segundooo o coraçao de DEUS

  27. janaina disse:

    Eu amei saber + sobre Davi é tudo muito produtivo e eu aprendi muito.

  28. israel de sales disse:

    Davi alem de ser segundo o caraçâo de Deus, era tambem Ministro ungido por Deus

  29. cleber disse:

    A BÍBLIA NÃO ENTRA EM CONTRADIÇAÕ, POIS EM 1SM. 16 RELATA OS 7 FILHOS HOMENS, E EM 1CR.2;13 RELATA AS 2 DUAS IRMÃS MULHERES, SOMENTE OS HOMENS FORÃO CHAMADOS P/ ESTAREM DIANTE DE SAMUEL SEGUNDO COSTUME DA ÉPOCA.

  30. cleber disse:

    ÁS VEZES NÃO COMPREENDEMOS O EXPRESSAR DO TEXTO MAS ESTAMOS A CADA DIA APRENDENDO MAIS.

    DEUS ABENÇÕE!

Comente