bannerblog.gif

NOÉ, UM HOMEM JUSTO E INCORRUPTÍVEL

Fonte: www.radioboasnovas.net

INTRODUÇÃO

Noé é um dos maiores personagens da Bíblia. Sua vida íntegra e reta diante de Deus, fez com que ele e sua família fossem salvos do dilúvio. Mesmo vivendo em meio a uma geração corrompida e perversa, Noé achou graça diante do Senhor, e alcançou testemunho de que era justo e reto, e andava com Deus (Gn 6.9).

I – QUEM FOI NOÉ?


  • Noé era filho de Lameque, o décimo descendente de Adão (Gn 5.28,29);

    O nome Noé vem de um termo hebraico que significa “alívio”, “descanso” ou “consolo”;

  • Teve três filhos: Sem, Cão e Jafé (Gn 5.32; 9.18,19);

    Construiu uma arca por ordem divina (Gn 6.11-22);

  • Reuniu os animais na arca e entrou nela com sua família;

    Após o dilúvio, saiu da arca com sua família, edificou um altar e ofereceu holocaustos a Deus (Gn 8. 16-20);

  • Tornou-se o segundo pai da raça humana (Gn 9.18,19);

    Sua história é mencionada em Gn 5.28-10.32;

  • É um dos integrantes da galeria dos heróis da fé (Hb 11.7);

    Ele é mencionado nas Escrituras como pregador da justiça (II Pe 2.5).


II – CONTEXTO SOCIAL DO TEMPO DE NOÉ

Os dias de Noé não eram muito diferentes dos dias atuais. Vejamos o que as Escrituras descrevem acerca daquela geração:

1. Uma geração caracterizada pela Maldade: Desde que o pecado entrou no mundo, a maldade passou a fazer parte da história da humanidade. No entanto, à medida que a humanidade ia se multiplicando, multiplicava-se também a maldade: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6.5).

2. Uma geração caracterizada pela Corrupção: Outra característica daquela geração era a corrupção. As Escrituras afirmam que A terra estava corrompida diante da face de Deus…” (Gn 6.11). O homem perdeu o poder de fazer o bem e, a geração antediluviana vivia mergulhada em práticas pecaminosas e imorais.

3. Uma geração caracterizada pela Violência: A maldade e a corrupção daquela geração abriram as portas para a violência. Os homens dos dias de Noé viviam agredindo-se mutuamente, pois as Escrituras afirmam que “… encheu-se a terra de violência” (Gn 6.11 b).


4. Uma geração caracterizada pela Incredulidade: Como se não bastasse a maldade, a corrupção e a violência, aquela geração também era caracterizada pela incredulidade, pois não deram crédito à pregação de Noé “pregoeiro da justiça” (II Pe 2.5). Nem mesmo a observação do milagre da entrada dos animais na arca, fez com que eles tomassem a iniciativa de arrepender-se dos seus pecados e entrar na arca para salvar as suas vidas.

Tudo isto fez com que Deus tomasse a iniciativa de destruir a sua criação e, através de Noé, dar início a uma nova geração.


III – ASPECTOS DO CARÁTER DE NOÉ

Apesar de viver em meio a uma geração cheia de corrupção e maldade, Noé teve uma vida reta e íntegra diante de Deus. Vejamos alguns aspectos do seu caráter:

1. Noé era Justo e Reto: Não é à toa que Moisés, inspirado por Deus, declara que Noé era varão justo e reto em suas gerações (Gn 6.9). Esta declaração foi feita exatamente para revelar o contraste entre o comportamento de Noé e o dos seus contemporâneos, que, com certeza, praticavam injustiça. Ele também é descrito como justo em Ez 14.14,20.


2. Noé andava com Deus: Tal qual Enoque, Noé também é descrito como um homem que andou com Deus (Gn 5.24; 6.9). A expressão “andar com Deus” aponta para a sua conduta, caracterizada pela vida de comunhão e obediência a Deus.

3. Fé: Noé é um dos integrantes da Galeria dos Heróis da Fé. O escritor aos hebreus diz: Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hb 11.7). Quando avisado sobre o dilúvio, Noé não hesita e nem questiona. Ele crê! E foi por causa de sua fé, que, tanto ele como a sua família, foram salvos da destruição.

4. Obediência: A obediência de Noé, era, sem dúvidas, uma das principais características do seu caráter. Podemos ver isto, pelo fato de que Noé obedeceu a voz de Deus: Ao construir a arca (Gn 6.22); Ao entrar na arca juntamente com sua família (Gn 7.13); Ao colocar os animais na arca (Gn 7.8,9,14); Ao sair da arca, junto com os seus (Gn 8.15-18). Por duas vezes as Escrituras afirmam que Noé fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara” (Gn 6.22; 7.5).


5. Devoção: Ao sair da arca com sua família, Noé edificou um altar e ofereceu holocaustos ao Senhor (Gn 8.20). Isto demonstra que Noé cultivava uma vida de devoção à Deus, pois, altar e holocausto representam oração, adoração e consagração a Deus.

IV- NOÉ, UM HOMEM FALÍVEL COMO NÓS

A bíblia é um livro imparcial. Ela nos revela tanto as virtudes e qualidades dos personagens, bem como suas falhas e defeitos. Isto também pode ser visto na vida de Noé. Apesar de ser um homem justo, reto e de andar com Deus, Noé, após o dilúvio, plantou uma vinha, embriagou-se e mostrou a sua nudez (Gn 9.20-27), perdendo momentaneamente a sua reputação. Com este incidente na vida de Noé, aprendemos sobre a necessidade de sermos vigilantes em todo o tempo, pois, as tentações nos sobrevem durante toda a nossa vida (I Co 10.12; I Pe 5.8; Ap 3.11).

V – UM NOVO RECOMEÇO


O propósito divino era fazer com que o dilúvio fosse, tanto destrutivo como construtivo, pois, através do dilúvio Deus estaria destruindo aquela geração e estabelecendo um novo começo para a humanidade. Três coisas novas acontecem:

1º Uma nova geração: Tendo em vista que aquela geração ímpia pereceu nas águas do dilúvio, a raça humana começa a multiplicar-se, através de Noé e de seus filhos. De certo modo, Noé tornou-se o segundo pai da raça humana (Gn 9.18,19);


2º Um novo estilo de vida: Ao sair da arca, Deus abençoou Noé e sua família e lhes deu orientações sobre o modo de vida que eles deveriam ter, apartir de então (Gn 9.1-8);
3º Um novo pacto: Deus estabelece um pacto com Noé, e lhe promete que nunca mais haveria dilúvio para destruir a terra (Gn 9.11). Um arco, então, foi colocado nas nuvens, como sinal daquele pacto (Gn 9.13,17).

CONCLUSÃO

A história de Noé nos leva a refletir sobre o nosso viver de maneira íntegra, em meio a uma geração má e perversa. Noé não se deixou ser levado pelas práticas pecaminosas de sua geração. Por isso, achou graça diante de Deus e foi poupado, juntamente com sua família daquela inundação.

Semelhantemente, aqueles que forem fiéis à Deus, e “entrarem na arca”, serão, no futuro, poupados do juízo vindouro.


INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR: CRONOLOGIA DO DILÚVIO

Acontecimento



Data



Referência


11 thoughts on “Noé, um homem justo e incorruptível- 3

  1. Que Deus possa vos abençoar por estes belos comentàrios muito edificante .fico torcendo para vir o proximo

  2. DEUS ABENÇÕE ,OS COMENTARIOS TEM NOS AJUDADO MUITO
    DEUS ABENÇÕE

  3. QUE DEUS possa cada dia usar acada um para min foi munto inportante esse comentario

  4. apalavra de deus e amesma naõ muda
    poriso naõ devemos ser como a palavra .
    devemos agi como a palavra e i muda as
    nosas atitudes e naõ muda a palavra

  5. Agradeço a Deus por este meio de comunicação que tanto nos ajuda e mais ainda pelos comentários que nos levam a meditar ainda mais profundamente sobre os assuntos abordados. Examinar as escrituras é ir além de uma simples leitura.

  6. Sou pastor de uma igreja em Bonfim/MG. Fizemos um evento na praça neste mes e as pessoas passava debochando e dizendo que eramos loucos

  7. Estava a procura de um estudo sobre Noé e encontrei aqui no site.
    Que Deus continue abençõando a todos que escrevem.
    Shallom!!
    Sandra.

  8. Sou um estudante da palavra de Deus agradesço por ter esse site para ter mais conhecimento da vida de noé.que Deus seja louvado.amem!!

  9. MUITO OBRIGADO POR TER ESTE CONTEUDO TÃO IMPORTANTE PARA O POVO DE DEUS NOS DIAS ATUAIS QUE DEUS CONTNUE A ABENÇOAR.

  10. muito ,,bom que DEUS, continue a iluminar vcs cada dia mais ……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website