O que devemos fazer para melhorar nossa EBD?



O que devemos fazer para melhorar nossa EBD?

44 Comentários

  1. Maristela disse:
    Na minha humilde opinião, precisamos investir mais em materiais didáticos, prestar mais atenção no nosso público-alvo, é preciso mais empenho e dedicação por parte dos professores, proporcionar cursos ou palestra com o objetivo de informar e orientar os mesmos. E um ponto que presumo ser de maior importância, é a reunião periódica entre os profesores e a coordenação da EBD, para se avaliar o resultado das metas pré-estabelecidas.
  2. Regina disse:
    Se todos os líderes de congregações, dispertassem para a importância da escola dominical na vida de seus liderados, e trabalhassem em prol de um crescimento e conhecimento na palavra, não pecariamos tanto por falta de conhecimento da mesma. O Dia da E.B.D vem ai. Está na hora de levantarmos esta bandeira.
  3. Juarez disse:
    Levar em conta o horário da escola de preferência aos Domingos de manhâ ou a partir das 2 horas da tarde, e quanto aos Professores de preferência pessoas com formaçâo Teológica.
  4. lopesmiranda disse:
    Gostaria que nossos lideres valorizasse mais a ED no sentido de ter um local adquado e com recursos didaticos para os professores,principalmente as classes de cranças, e que as classes de adultos tivesse tambem salas separadas e não dentro do templo, assim o aproveitamento seria muito maior para funcionar esta escola tão importante.Estou orando para que isto aconteça!
  5. Robson disse:
    Devemos divulgar este site para todos os superintendentes,para que possam ensinar e qualificar os professores não apenas com o conteúdo da lição,mas com todo o material fornecido aqui, para que todos possam ter um só ensino.
    Assim, os alunos terão um referencial do seu professor, que terá também do seu superintendente e este do seu pastor.
    “Eu amo a EBD e as lições da CPAD!!”
  6. Elizeu Rodrigues dos Santos disse:
    Acredito que como é uma escola, com curriculo sucinto, deveríamos ter ao menos um domingo trimestral para estagiarmos o que aprendemos, e não sermos apenas ouvintes esquecidos. O apoio, principalmente pelos obreiros, que são a testa de frente da batalha, como li neste blog, está como em minha congregação, pouco apoio para com o essencial: crescer … e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
  7. bruna disse:
    SER MAIS DINâNICO E MAIS ABERTOS. POR EXEMPLO A MINHA PROFESSORA DA EBD, ELA NOS FAZ PERGUNTAS ENCUCADORAS DE TAL MANEIRA QUE A NOSSA CLASSE, QUE É DE JOVENS CONSEGUE APRENDER E ENTENDER A PALAVRA DE DEUS MELHOR ATÉ QUE AS IRMÃS E OS PRÓPRIOS OBREIROS DE NOSSA IGREJA!
  8. Aleksandro M Rocha disse:
    No meu ponto de vista, a própria Igreja tem que mudar de atitude em relação à EBD, deixar de vê-la como um trabalho à parte e conscientizar-se de que a EBD é a própria Igreja ensinando e aprendendo a Palavra Deus; quando isso acontecer, teremos espaço próprio ao ensino, partipação efetiva e incentivo mais eficaz dos líderes e dos membros locais. EM 15 DE DEZEMBRO PRÓXIMO ESTAREMOS REALIZANDO O 5º EEDUC, em Bananeiras-PB, evento que visa incentivar os educadores e alunos de EBD. Grato pelo espaço. Deus continue vos abençoando!
  9. erlon andrade disse:
    qualificar os professores,orientando como deve ser dada a aula e como a mesma deve ser atrativa não causando enfado nos alunos.
  10. Alex Freitas disse:
    Diante das situações que temos enfrentado, como professor: precisamos de mais materiais didáticos, palestras e treinamentos!!!!
  11. markeline disse:
    devemos valorizar mais a morte de Jesus e parar de reclamar da vida. O brasileiro tem mania de colocar a culpa no outro pelo seu fracasso, e a igreja caminha do mesmo jeito, é o irmão que não prega porque o pastor não deixa, a irmã que não canta porque a outra não deixa, e etc. Temos que olhar para cruz e seguir a carreira que nos está proposta fazendo e esforçando na medida do possível. Reclamam tanto de material didático, não quero dizer que não precisa, precisa sim, mas, Jesus não tinha nehum material didático comprado em livrarias e mesmo assim encanta-nos com o poder da sua palavra, ´para melhorar a escola dominical temos que trabalhar é a Jesus e não pro pastor.
  12. Adriano Ricardo disse:
    Quando trata dos mandamentos, o Catecismo da Igreja Católica aborda o estudo da doutrina cristã com este belo título: ?A vida em Cristo?. Na explicação do Símbolo da fé (primeira parte) se dá a razão dos dons de Deus ao ser humano pela criação, e mais ainda, pela redenção, presente de Deus ao ser humano. O desenvolvimento do ensinamento a respeito dos sacramentos (segunda parte) mostra como na celebração do mistério de Cristo a graça nos é dada, que nos faz participantes da natureza divina e filhos de Deus com o batismo; com o batismo começa uma nova vida, a vida em Cristo. Mas esta vida em Cristo requer o cumprimento dos mandamentos (terceira parte), que é a coerência com a fé e com a vocação, à qual convida São Leão Magno:

    ?Reconhece, cristão, a tua dignidade, e uma vez que foste feito participante da natureza divina, não queiras voltar à tua antiga miséria com uma conduta degenerada. Não esqueças de que Cabeça e de que Corpo tu és membro. Recorda-te de que, arrancado do poder das trevas, fostes transladado ao esplendoroso Reino de Deus? (Sermão 21).
    IDÉIAS PRINCIPAIS:

    1. Cristo revela quem é o ser humano

    Diz o Concílio Vaticano II que ?Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a

    grandeza de sua vocação? (Gaudium et Spes, 22). Cristo, o Filho de Deus feito homem ?homem perfeito- , enviado por Deus Pai para nos salvar e nos dar o exemplo, é como o espelho no qual o homem pode saber quem é e a que vocação foi chamado por Deus.

    2. O sentido da vida e a vocação do homem

    O homem foi criado por Deus, e é a única criatura da terra que Deus amou por si mesma. Dotada de alma

    espiritual ?com entendimento e vontade-, a pessoa humana está, desde a sua concepção, ordenada a Deus e destinada à eterna bem aventurança. O ser humano consegue a sua perfeição na busca do amor, da verdade e do bem. Em conseqüência, fomos criados por Deus, e o sentido da vida está em caminhar para Deus para viver eternamente com Ele: esta é a vocação do ser humano.

    3. Viver de acordo com a vocação

    O ser humano deve viver de acordo com a vocação à qual tenha sido chamado por Deus; deve seguir a

    lei moral que Deus mesmo colocou no mais íntimo de cada pessoa e que lhe intima: ?Faz o bem e evita o mal?. Todos devem seguir esta lei que ressoa na consciência, porque é uma lei universal e imutável. O cristão conhece o caminho para alcançar a eterna bem aventurança: cumprir os mandamentos.
    4. A liberdade do ser humano

    Mas o ser humano é livre; e sendo nossa liberdade frágil, pode obedecer ? e também desobedecer ? a voz

    de Deus que lhe deu a liberdade para que seja livre de verdade, sem coação alguma, porque quer que se decida por Deus. A liberdade é a raiz do ato humano, e por isso o ser humano é responsável das decisões que voluntariamente adota. Às vezes, a responsabilidade de uma ação pode ficar diminuída ? inclusive, anulada ? pela ignorância, a violência, o temor e outros fatores psíquicos e sociais.

    Por causa do pecado original, o ser humano conserva o desejo do bem, mas a natureza humana está sujeita ao erro e inclinado ao mal no exercício de sua liberdade. Por isso é preciso amar a liberdade e defende-la, mas também é necessário educa-la para que seja ?a liberdade que Cristo nos ganhou? (Gálatas 5,1).

    5. A vocação do ser humano

    Com sua morte na cruz Cristo livrou a humanidade do demônio e do pecado, merecendo para todos a vida

    nova no Espírito Santo; com a sua graça restaurou o que o pecado tinha destruído. E esta senda que Cristo traçou é a que deve seguir todo aquele que queira ir após Ele, para unir-se com Ele, para identificar-se com Ele. Não existe outro caminho. Nesta união com Cristo se alcança a perfeição da caridade, a santidade à qual todos estão chamados, como ensina o Concílio Vaticano II: ?Todos… são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade?. A vida em Cristo atinge sua plenitude na glória do céu.

  13. Adriano Ricardo disse:
    6. A vocação do ser humano e a felicidade

    Além de santos, Deus nos quer felizes, mesmo contando com que ? enquanto peregrinamos ? precisamos

    carregar a cruz, que é a condição da existência cristã. A felicidade na terra sempre traz consigo o meio amargo da precariedade. Este paradoxo fica muito bem manifestado nas bem aventuranças, nas quais Jesus ensina quais são os verdadeiros bens. Somos herdeiros do Reino de Deus, e nossa verdadeira e plena felicidade se realizará na visão de Deus, no descanso com Deus.

    A vida eterna é um dom gratuito de Deus, tão sobrenatural como a graça que conduz a ela.

    7. Cristo, princípio e meta de todo ser humano

    Cristo, que é o Senhor do cosmos e da história, é para o ser humano em particular ?o caminho, a verdade

    e a vida? (João 14,6). Em quanto Deus é o criador do universo, que é sustentado com sua palavra poderosa; como homem, é o Redentor do mundo, o único Redentor, pois não existe outro que possa nos salvar. Por isso nossa dignidade, nossa verdade, nossa vida, nosso caminho é Jesus Cristo, a quem o ser humano deve buscar, seguir e amar: ?Se conheces a Cristo, sabes tudo; se ignoras a Cristo, não sabes nada?, dizia o escrito afixado em uma biblioteca.

    O ser humano de nosso tempo tem especial necessidade de buscar, de encontrar a Cristo, já que está vendo destruídas todas as suas esperanças e ninguém mais que Cristo poderá livrar a humanidade do desamparo que a aprisiona. Cristo é a esperança da humanidade, porque ?Cristo é o amor que ama, é o caminho para ser andado, a luz para ser acesa, a vida para ser vivida, o amor digno de ser amado? (Madre Teresa de Calcutá).

    Quem encontra a Cristo experimenta o milagre de ver sua vida transformada, com um ideal que o apaixona e lhe dá vontade de viver, como a loucura confessada por São Paulo: ?Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim? (Gálatas 2,20).

    8. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

    Meditar muitas vezes nas palavras do Papa São Leão Magno: ?Reconhece, cristão, a tua dignidade?, e tirar conseqüências para a própria vida.

    Aproveitar o estudo desta parte do Resumo do Catecismo da Igreja Católica? não só para conhecer, mas para realmente ?viver em Cristo?.

    Frente à onda de ignorância, tomar a determinação de buscar a Cristo, para conhece-Lo e ama-Lo melhor.

  14. Adriano Ricardo disse:
    Irmãos, se vocês querem realmente entender sobre Cristo e Deus pai todo poderoso, basta perceber que Deus foi e é tão divino em seu propósito que dignificou a humanidade quando o verbo se fez carne se fazendo humano e ao nos dignificar com sua presença humana divinou sua criação e deixou prova disso. Agora basta vocês quererem investigar a verdade, pois toda inspiração e todo depósito da fé deixaram também vestígios e provas da verdadeira existência de Cristo muito além do que as Santas e Sagradas Escrituras podem elucidar-nos dos dias de hoje. Então irmãos se perguntem da onde vem sua religião, qual a sua origem, como tudo se iniciou.
    “…a verdade vos libertará”.
    Acessem os sites:
    - http://www.veritatis.com.br (o esplendor da verdade)
    - http://www.sociedadecatolica.com.br
    - http://www.montfort.org.br

    Não esqueçam nunca que para debater sobre uma coisa temos que ler sobre essa coisa.
    NA PAZ DO SENHOR

  15. PRIMEIRAMENTE VONTADE E RESPONSABILIDADE DOS DIRIGENTES. Mais cursos, treinamentos, capacitação, uma escolha melhor dos professores. Só vontade não resolve, tem que ser aplicado, tem que ser cobrado e devidamente avaliado, por quem sabe… Além é claro a busca do poder de Deus, sem essa busca nada, nas igrejas, irão pra frente.
  16. Fábio Martins disse:
    Cada coodernador deve fazer o seu papel, enfrentar as dificuldades e combatelas, sou superitendente da EBD há quase 2 anos, e tenho tentado atingir os meus objetivos, contando com a minha equipe.
    Deveriamos reunir ou trocar experiências e informações sobre esse tema, alias tudo que eu queria é ter 100% da minha igreja na EBD, hoje só tenho 60%. AJUDE-ME POR FAVOR ATINGIR MINHA META.
  17. BENEDITO RIBEIRO disse:
    Mais atenção por parte da presidencia e diretorias em apoiar os lideres e superintendentes das escolas, dando as devidas atenções a este departamento (investimento).
  18. Elisama de Matos disse:
    Fui uma cristã criada na Escola Dominical e isso é um diferencial na minha vida espiritual, porém nem sempre tive professores qualificados, a maioria não sabiam nem o que estavam ensinando. Nossos professores precisam ser melhores qualificados, não só no que tange ao conteúdo da Bíblia, mas também na didática. Seria muito bom que todos os pastores dassem valor a EBD e investissem mais nos seus professores com cursos, treinamentos, troca de experiências, dinâmicas, etc. Algo que seria bom também é uma prova no final do trimestre para fixar bem o conteúdo.
  19. Jacqueline disse:
    Tratá-la realmente como escola,lugar de aprender,lugar de troca entre professores e alunos.Procurar dar assistência tanto espiritual quanto pedagógica(fornecer cursos de aperfeiçoamento e materiais didáticos decentes).
  20. lucas anselmo disse:
    as revistas são caras, e em muitas regiões há dificuldades de obtê-las.
  21. Andre disse:
    Nao sei se vcs tiveram a mesma percepçao q eu ao ler a opinia dos outros aqui no blog, o q eu vi, é q cada um vive uma realidade, uns precisam de material, outros acham q isso nao é tao importante, parece q tem irmaos q em suas igrejas nao tem local apropriados pra o estudo, outros tem dificuldades ate para obter material… e vi tambem q cada um tem uma soluçao pra o problema, mas q muitas das veses essa soluçao nao é tao eficaz.

    Bom na minha opiniao temos q nos contextualizar a situaçao em q cada igreja em particular esta vivendo e mobilizar tanto lideres professores e alunos identificar o problema. Cada igreja vive um contexto particular q as vezes vendo d modo abrangente inclui a maioria, mas existem peqenas coisas em nosso meio bem particulares q influenciam nos nossos problemas. E tenho certeza, e creio q todos vcs tem é q a primeira soluçao é Deus, devemos primeiramebte buscar orientaçao dEle e deixar q o Espirito Santo seje nosso guia.

    Uma opiniao q tenho, é devemos sujerir soluçoes mais praticas, se o problema é material vamos corre atras disso ou de outra coisa qualquer seja segundo o coraçao de Deus

    Eu axo q precisa dinamizar mai a escola dominical.

    Por exemplo o boletim da igreja.
    Poucas pessoas se interessam, deviamos envolver mais pessoas nesse projeto, como colocar jovens para escrever ou uma classe a cada domingo escrever um artigo sobre o q estao estudando.. coisas desse tipo envolver as pessoa no trabalho.

  22. Cila Rodrigues disse:
    Sem duvída, para melhorar a EBD é preciso antes de tudo amar o estudo da Palavra de Deus. Nos ultimos dias as pessoas teêm se concentrado muito no louvor e principalmente nas orações. O louvor tem tomado o espaço devido da palavra de Deus deixando-a em segundo plano. Mas o que eu considero mais grave, são uma nova modalidade de crentes que vivem de orações nas casas,montes e igrejas, que na maioria deles não estudam mais a palavra de Deus e nem participam da EBD. Se consideram já saciados e estudar eles dizem que estudam em casa. A Bíblia diz: “Crescei na graça e no conhecimento”, a maioria estar cescendo só na graça, e nunca no crescimento da palavra de Deus. Grupos de orações existem aos milhares, mas grupos para estudar e crescer no conhecimento da palavra de Deus não existem. Valorizar o estudo da palavra, eis o segredo para crescermos na graça e no conhecimento.
  23. Henrique disse:
    Acho que discutir temas de séculos atrás é importante,mas não acrescenta muita coisa ao meu jeito comtemporâneo de ser. Agnósticos, arianos,maçônicos…nunca deparei com tais elementos na feira ou na fila do ônibus. No entanto,consumistas,maníacos por futebol,viciados em academias, feministas
    ( AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!) é um em cada esquina,concordam? Essas neuras modernas também merecem ser discutidas.
    p.s:E como fonte de pesquisa,além de Freud, G.k. Chesterton e Soren Kiekergaard,poderiam usar a ESCOLA DE FRAKFURT.
  24. DILEA disse:
    EM MINHA HUMILDE OPNIÃO, DE QUEM ESTÁ CHEGANDO AGORA. aCHO QUE DEVERÍAMOS PROPOR AOS NOSSOS ALUNOS,QUE, LESSEM A CADA SEMANA OU AM CADA 15 DIAS,LIVROS,OU EPISTOLAS, PARA QUE PUDÉSSEMO A CADA 15 OU 30 DIAS DEBATER. MUI ESPECIALMENTE DENTRO DA LIÇÃO. ME AJUDEM POR FAVOR AMADURECER ESTA IDEIA. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS. ABRAÇO EM CRISTO. DILEA
  25. LENILSON disse:
    Sem duvída, para melhorar a EBD é preciso antes de tudo lideres professores e alunos identificar o problema. Cada igreja vive um contexto particular q as vezes vendo d modo abrangente inclui a maioria, mas existem peqenas coisas em nosso meio bem particulares q influenciam nos nossos problemas. E tenho certeza, e creio q todos vcs tem é q a primeira soluçao é Deus, devemos primeiramebte buscar orientaçao dEle e deixar q o Espirito Santo seje nosso guia.
  26. Ednalva disse:
    Estive analizando os comentarios acima, e como prof. de EBD ha uma grande carencia em nossas ig. os lideres nao valorizam o tempo, sao 2hs de EBD vejam: estipulam 3o min de oracao, 3 hinos 15min,leitura do assunto 10min. chamada de prof. 10min, chamada de aluno em classe 5min, estudo em classe 40min, encerramento com aviso etc..10min, se sao duas hora para EBD porque nao se trata somente do estudo? ainda tem mais, muitas pessoas sao colocadas como prof. de EBD sem ter nocoes, os lideres pegam os irmaos aleatoriamente e poe no cargo, que para a classe se tornar uma carga, nao ha reciclagem nos professores, deveria todos sem excessao passar por um treinamento, pois se colacar-mos pessoas nao vocacionadas na frente de uma classe sera com certeza um desastre, pois poderar ate mesmo desviar alguns dos caminhos do Senhor com heresias, tem que crescer na graca e tambem no conhecimento, sera que eu como aluno posso indicar o meu prof, para uma pessoa nao evangelica? tem eu confianca no que esta ensinando? comento isto porque ja participei de EBD em outras classes e quando o prof. muito bem arumado,se posicionou na frente da classe com um lider mesmo, esperei algo muito melhor, e para minha surpresa comentou que a Bibila contem erros porque foi escrita por homens, pois a Biblia dele falava de Lia e a Biblia da esposa falava de Leia, falei que isso nao era erro mais a traducao de palavras, veja a o que nos diz 2 Reis 8 v 26 era Acazia de 22 anos quando comecou a reinar, veja 2 Cronicas 22 v 2 Assim reinou Acazias era da idade de 42 anos quando comecou a reinar ,aqui foi a copia e nao os originais, vejo assim se algum aluno tem duvida e queira fazer um comentario desse, devo tira-lo e nao trazer estas especulacoes para a turma, pois pode confundir alguns e ser um fracasso, crentes salvos nao devem especular a palavra de Deus, conta-se que um novo convertido chegou na igreja e o pastor peguntou irmao fulano vc poderia me dizer quem foi a mulher de Caim? o novo convertido sem saber o que responder disse, pastor nao sei nao, mais sei dizer que no inferno esta cheio de homens que procuram a mulher alheia.
    Quanta falta de sabedoria de um lider, outra coisa o prof. pronunciava as palavras errada, muito assunto fora da licao, chegaram a comentar que esbolso para pregacao e totalmente errado pois Deus e que nos inspira e nao o escristo, mais uma vez Deus me deu a graca e falei, sair daquela congragacao sem a minima vontade de retornar , pessoas sem conhecimento para ensino postas para ensinar, o que a palavra nos diz quando o apostolo Paulo escre a Timoteo 1 Tm 4 -12 ed 13 … ser exemplo dos fieis na palavra, no trato,no amor no espirito, na fe, na pureza. Persite em ler , exortar, e ensinar. 16 ultima parte, persevera nestas coisas, porque fazendo isto, te salvara, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. e ai devemos investir nos estudo ou nao? nao podemos perder o foco do ensino.
    Prof. de EBD, tem que ser crente firme, de bom testemunho e carater, deve ser amavel no trato, que realmente ame crianca, adolecente jovens e adultos ter paciencia e ser compreensivo, que saiba ler bem, falar corretamente e alem do mais deve ter conhecimento do que estara ensinando, faca cursos participe de treinamento para prof e invista em vc mesmo, tem que se prepara muito ante do dia ate no mesmo dia da ultima aula ja deve comecar se preparar para a proxima , para que possam ajudar nossos alunos espiritualmente, que Deus nos dispertar a cada dia mais e amr este trabalho mais e mais e que possamos nao meramente ser prof, mais educadores, temos que dinamizar nossas aular, fazer dinamicas com nossos alunos e trabalho enquanto e dia, que somente o Senhor Jesus nos dara a recompensa. OREMOS POR UMA EBD EXCELENTE, ONDE SINTAMOS FALTA DURANTE TODA A SEMANA E QUE NOSSOS ALUNOS VENHAM COM ENTUSIAMOS PARA APRENDER MAIS AS SAGRADAS ESCRITURA.
    SDS,
    SUA IRMA EM CRISTO JESUS
    EDNALVA
  27. Luciana Alves disse:
    Para melhorar a EBD devemos participar fazendo assim com q os outros q nao estao, sintam tbem esta alegria q é aprender a palavra de Deus e é claro com professores capacitados pr isso de acordo com a realidade de cada igreja pois sabemos q nem todas as igrejas tem condições pr suprir essas necessidades lembrando sempre q “Deus nem sempre escolhe capacitados + capacita os escolhidos”.Então o + importante mesmo é estar em plena comunhao com o Senhor pq “plantar é com agente + Deus é q dá o crescimento” e intercedendo para q cada vez + professores busque estar aptos para isso! Pois não podemos reclamar pois “Até aki o Senhor nos ajudou!” Que Deus abençoe a todos!!
  28. Pr. Marosan Dias disse:
    Para melhorarmos a EBD, penso que antes de tudo temos que ter uma equipe de educação cristã compromissada com a palavra de Deus. Em segundo lugar penso que os formadores de opinião da igreja tem a obrigação de frequentar a EBD, tais como líderes de ministérios (departamentos), auxiliares, diáconos, diaconizas, presbíteros, evangelistas, missionários(as), pastores enfim, assim sendo, a igreja sentirá a necessidade de frequentar e participar também da EBD. Esse é meu desafio na minha igreja. Tendo uma equipe de professores qualificados, interessados e dinâmicos, a EBD com certeza será melhorada.
  29. Aux. Federico disse:
    Tambem penso como o pastor assima, uma escola comenza com o compromisso dos lideres, mostrando no ensino da palavra nos cultos, os moldes ensino-teologico da escola, o povo nessesita sentir que existe compromisso , y assim a nessesidade em amar o insino bíblico, creio que falta criarmos consiencia de aprendizado , não somente em ouvirmos , mais , em participar; logo virá o aperfeiçoamento da escola, creio que isto é primordial. disculpen meus erros ortográficos. obrigado.
  30. Iran disse:
    Aos professores: atuar como àquele que depende da aprendizagem sua e de seus ouvintes. Entender que não é o dono da verdade (na classe)!

    Aos alunos: Ter conhecimento da palavra de Deus e do assunto estudado, para que haja recíproca.

    Aos coordenadores: Além do conhecimento, ser agradável, dedicado aos horários, dar idéias ou trabalhar junto com os professores na busca de dinâmicas pedagógicas, nunca reprovar ou desprezar professores menos informados, porém, ajudá-los. Atuar como retro-alimentador na Escola Dominical.

  31. Sirley Bernardes disse:
    Acredito que a ED só vai nelhorar quando os crentes derem real importancia à palavra de Deus. Quando os crentes perceberem que ler a Bíblia para descargo de consciência ou recorrer às “Caixinhas de promessas” não são suficientes para um verdadeiro “treinamento” na palavra. É isso que nos falta – TREINAMENTO. Precisamos ser treinados na palavras, a exemplo do que Moisés fazia com o povo hebreu. Temos ido à igreja por causa da nossa religiosidade, ou por causa da tradição, e não por causa do nosso compromisso com as coisas de Deus.
  32. Joana disse:
    Boa noite na paz do senhor Jesus, amei o site estou muito feliz em fazer parte deste grandioso trabalho onde o asunto pricipal é a EBD. Que Deus continue usanda cada um de vocês nesta obra maravilhosa, que é a Escola Biblica Dominical
  33. Rode Madalena de Jesuz disse:
    A humanidade esta entrando na puberdade e sem maiores danos psicológicos serão capas a entender quem somos de onde viemos pra onde vamos. Mas, adolescentes se entrar sozinhos em um mundo desconhecido pode ser trágico, por isso nos precisamos da inteligência de vocês. Então Sr (a)que curtem a Biblia e teem aptidão em lógica, vocês tem uma missão a cumprir. Por favor, nos ajudem a entender porque aeronaves rondavam a terra no ano 3000 antes de Cristo? Pois o tempo é curto,e Eles estão voltando mesmo, não é incrivél? ´´Segundo publica nesta segunda-feira o jornal britânico The Times, o asteróide,(de no minimo 80 km de largura) batizado como 2004 MN4 e que passará a uma distância entre 24 mil e 40 mil quilômetros da Terra, não representa um perigo real por enquanto, mas se sua órbita se desviar poderia se chocar com o globo terrestre por volta do ano 2034.“Então vamos aguardar até 2034 e se um antigo povo não sofrer de novo um novo genocídio como em 70, 1200, 1945 a transfusão de gene estará 80% concluída o suficiente para termos entretenimento.
    A muitos loucos que não sabe que são loucos e reagem agressivamente a tratamentos.Mas, porque 2034? Muito se falou que o mundo acabaria no ano 2000,porém, isso não fica bem claro na biblia,mas, aquele negocío de, a Besta governar por mil anos e depois ser presa e Cristo governar por mais mil anos,isso foi proferido por João no Apocalipse depois de Cristo ser crucificado, ou seja,34 anos apos o ano zero,então se conclui que o juizo final não seria no ano 2000, e sim no ano 2034, o ano previsto para a chegada desça gigantesca aeronave que os cientistas estão maquiando-a como se fosse um asteroide gigante.Na visão do Apocalipse que João teve, Ele ve essa aeronave,mas, Ele acha que é a nova Jerusalém que está chegando.Apocalipse cp. 21-10 ´´ E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. 11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. 12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. 14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. 16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios(2200 km); e o seu comprimento, largura e altura eram iguais“
  34. cristiane disse:
    tem algo que vcs não consegue explicar , se Jesus e Deus , como pode ele em Atos 2:31e32 nos diz qu e o apostolo pedro disse:
    a este jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nos somos testemunhas.
    Poderia Jesus ressucitado a si mesmo? Não 2° a BIBLIA os mortos não estão côncios de absolutamente nada ECLESIASTES 9:5 SEM DIZER QUE JESUS FREGUENTEMENTE ORAVA A DEUS , A QUEM CHAMOU DE PAI , E ENSINOU OUTROS A FAZER O MESMO.MATEUS6:9-11, LUCAS 11:1,2 E AI O QUE ME DIZEM… PRECISAMOS LER + A BIBLIA , POIS ELA NÃO SE CONTRATIZ..AGUARDO RETORNO……
  35. Elson disse:
    Diz o velho jorgão “a propaganda é a arma do negócio”, pode também afirma que “é a arma e a alma do negócio”. A melhor, a mais eficente ´propaganda, é aquela que contem testemunhos pessoais de quem já experimentou alguma coisa e ficou satisfeito. A mídia, apela para isso, a maioria ou quase todos os depoimentos são ficticios, mas mesmo assim são feitos constantemente, por que produzem bons resultados, ou se não deixariam de ser feitos.
    Nós cristão, que gostamos de dar testemunhos, devemos fazê-lo da EBD, do que ela tem feito em nós e do que pode fazer por todos quanto experimentam conhecer mais a Palavra de Deus nas abençoadas aulas matinais. Contemos de nossas experiências gostosas, que creio eu, todos aguardam com uma certa e boa ansiedade a hora de estar lá de novo, trocar experiências, ler a Bíblia, ouvir o professor, orar, cantar, abençoar e ser abençoado. Vamos contar sempre que possivel, até pedindo oportunidade ao dirigente ou pastor que queremos dar um testemunho, e contar a Igreja sobre as bençãos de ser um aluno da EBD.
    Valorizemos o aprendizado das coisas de Deus, e vamos crescer na graça e no conhecimento,
    Elson
  36. Ana Lúcia Antunes disse:
    O que precisa realmente é comprometimento dos pastores; dirigentes; professores; valorização dos alunos, algo que verdadeiramente desperte o interesse no nosso público alvo. Ensinamento não é algo fácil, é algo de muita responsabilidade,que necessita de tempo e estratégias e ´principal sentir que foi realmente chamado para este ministério. Pedir muita direção de Deus,e ir em frente sempre.
  37. Daniel Moreira disse:
    Acredito que para melhorarmos a EBD seria necessário um Kit de mudanças, mas a que, na minha opinião, tem maior relevância seria o melhoramento qualitativo das aulas. Professores com o chamado para ensinar e mais preparados ministrariam aulas de maior impacto o que resultaria em noticia para toda a Igreja despertando a curiosidade daqueles que ainda não frequentam a EBD.
    Entre outras mudanças, essa considero a de maior importãncia, não que os professores nao sejam capacitados, mas acredito que muitos tem se acomodado e não têm preparado de forma adequada as suas aulas.
  38. petrucio disse:
    Trabalho na superintendencia a mais de 2 anos e sempre enfrentamos dificuldades em alcançar nossos objetivos, vejo que a ebd em algumas igejas não tem prioridade para alguns líderes, é preciso colocar em prática os seminários que são dados as igrejas, sabemos que é totalmente diferente daquilo que aprendemos, basta ver algumas classes de crianças que mal tem um quadro ou cadeiras para ministrar as aulas, também é preciso que a CPAD que é a maior distribudora de revistas evangélicas, não explorasse, pois são caras e com pouco conteúdo. Se líderes querem ver uma igreja sadia é preciso investir na maior escola do mundo. fique com Deus.
  39. Leonel disse:
    Na minha humilde opinião,tem que aumentar o tempo das aulas pelo menos duas horas para esclarecermos as duvidas fazer pesquisas sobre o tema levar para discutir na escola isso tornara a aula mais dinâmica e animara mais o aluno a se aprofundar mais na palavra de Deus.
  40. jorge quemel disse:
    A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO,
    TODOS QUE AMAM E FAZEM PARTE DA EBD,DEVEMOS ESTAR UNIDOS EM ORAÇÃO POR TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DESSA ESCOLA QUE E A MAIOR DO MUNDO,ORAR PELOS(PASTORES,DIRIJENTES,COORDENADORES,PROFESSORES,SECRETÁRIAS,PORTEIROS E ALUNOS)POIS O INIMIGO DE NOSSAS ALMAS TEM TENTADO PARAR MUITOS COM DESÂNIMO,AQUI EM NOSSA CONGREGAÇÃO TEMOS TIRADO UM DIA NA SEMANA PARA ORARMOS PELA EBD E O SENHOR TEM RESPONDIDO GRAÇAS A DEUS NOSSAS ORAÇÕES POR ISSO VAMOS ORAR QUERIDOS UNIDOS POR ESSA ESCOLA TÃO MARAVILHOSA QUE TEM O MELHOR PROFESSOR DO UNIVERSO QUE É O ESPIRITO SANTO DE DEUS,EM NOSSA CONGREGAÇÃO TEMOS UM DOMINGO QUE O CULTO E DIRIJIDO PELA EBD E NELE DIVULGAMOS O QUE O SENHOR TEM FEITO EM NOSSAS VIDAS COM TESTEMUNHOS DOS PROFESSORES,ALUNOS E TODOS QUE FAZEM PARTE DA EBD E TEM SIDO GRAÇAS A DEUS UMA BENÇÃO.POR ISSO QUERIDOS VAMOS UNIR NOSSAS ORAÇÕES PARA QUE O SENHOR ABENÇÕE NOSSAS VIDAS E CAPACITE CADA UM QUE FAZ PARTE DA EBD CADA VEZ MAIS PARA QUE POSSAMOS FAZER A OBRA DO SENHOR.
    QUE O SENHOR ABENÇÕE E GUARDE CADA UM QUE FAZ PARTE DA EBD.

    A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

  41. 1-Ter em Estatuto da Igreja como o primeiro em prioridade.
    2-Ter consagracao de obreiros somente aqueles que priorizam a escola biblica.
    3-Ter em estatuto, uma porcentagem x dos dizimos para envestir neste ensino atraves de materias didaticos para cada professor,pois o Dizimo e tambem para esse proposito, manutencao da casa do senhor.
    4-Formacao e capacitacao de professores que tenham o dom de ensinar.
  42. 5-Ter em curriculo da igreja, que qualquer que, assumir algum cargo nesta, deve antes ser aluno assiduo da escola biblica, desde o zelador a regente do conjunto,e sem cargos vitalicios,mas avaliados anualmente, pela uma comissao especifica de educacao teologica, o grau de conhecimentos dos alunos, e a producao destes.
    6-Ter planejamento semanal de cada licao, pois muitos professores nao leem as licoes como deveriam ler.
    7-Nao ficar so no papel, pois muitos estao sendo destruidos, por falta de conhecimento.
  43. Hugo de castro disse:
    Meus amados irmaos e com muita felicidade que venho ate a este site abençoado para, expressar minha humilde opiniao sobre a nossa melhor escola e facldade do mundo, amados creio que nossa EBD tem muito o que melhorar mais isso so pode acontecer se eu e você, nos dispusermos a mudar não adianta eu sentado no banco da igreja so aprender e não se expressar pois vejo que aki temos muitas pessoas talentosas que querem a melhoria da nossa EBD, Mais para que todos nos possamos ver esta melhoria precisamos dialogar e expressar nossas ideias a nossos pastores dirigentes e coordenadores da Ebd e incetivarmos a igreja a comtribuir para que ela sempre seja a nossa Escola de Fé, amdos para terminar creio no sguite que todos nos precimos aprender mais dea palavra pois é a palavra que nos sustenta, e acredito que por isso que nós o povo de Deus somos tão fracos pois nao a queremos tira um dia da semana que é o domingo para aprender a palavra de Deus, amados conclusão de todas as minhas palavras são seguinte precisamos ser aldaciosos e corajosos e lançar a mão ao arado para que possamos melhorar sempre a nossa Ebd e irmãos sempre fale da Ebd para seus irmaos que nao frequentam procure saber quem é e diga para om entusiasmo que as liçoes estao umabençao para nossas vida, pois é realidade a nossa liçao desse 4 trimestre ta uma benção, meus irmãos que Deus Vos encha de infinita sabedoria irmãos sempre Orem por essa escola pois e ela que pode mudar o estado de nossos menbros e amem .
  44. Fabiana Sales Gaspar disse:
    Eu tenho aprendido com as minhas crianças e tudo se torna mais fácil quando o nosso coração é direcionado por Cristo.É nescessário estudar,obter conhecimento mais com certeza nada supera o dom que Deus aplica capacitando aqueles que Ele escolheu e capacitou,sendo assim creio que as ações devem ser espontâneas e espirituais acima de tudo criativas e interessantes.Interação é o melhor jeito de atingir os corações de nossos pequeninos.

Comente